Condenar o extremismo | Boqnews

Opiniões

31 DE DEZEMBRO DE 2022

Condenar o extremismo

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A descoberta de um artefato explosivo instalado em um caminhão de combustível nas proximidades do Aeroporto de Brasília, qualificado pelas autoridades policiais como tentativa de ato terrorista visando tumultuar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a fim de resultar em ações intervencionistas, revelou o extremismo com o qual parte de opositores ao futuro governo tem se comportado diante do resultado das últimas eleições.

Ao promover desordem e atos violentos, não condizentes com o comportamento de civilidade que deve nortear o convívio nas sociedades democráticas, promotores da desordem que visam conturbar o ambiente político não fazem por merecer complacência, uma vez que a Constituição assegura amplo direito a reivindicações e à livre expressão de opinião desde que praticado nos fóruns adequados destinados a esse fim.

Dessa forma, agem corretamente as autoridades em coibir com vigor ações criminosas com vieses políticos e ideológicos, garantindo assim que o sistema democrático vigente, mesmo com imperfeições, seja preservado para evitar o fomento a práticas ditatoriais.

A única certeza diante do quadro atual é a de que em ambientes de rancor, irracionalidade, hipocrisia e falta de altivez política, os atos de violência tornam todos perdedores.

Apesar do elevado grau de acirramento que se estabeleceu no seio da sociedade brasileira, não se justificam atos dessa natureza.

É preciso que respeite a legítima escolha da maioria, pois esse é o princípio que alicerça a democracia e justifica a adoção desse regime.

Tudo o mais são expressões do autoritarismo que forjam ditaduras.

Havemos de reconhecer a importância da participação popular por meio das manifestações ordeiras que evocam direitos constitucionais, que podem e devem existir por meio do engajamento nas entidades de classe, conselhos de moradores e organismos civis de representação.

Mais do que nunca o País necessita de paz e harmonia para superar os imensos desafios impostos para os futuros governantes, sobretudo eliminar de vez a pobreza extrema que ainda acomete milhares de famílias brasileiras.

Cobrar transparência no uso dos recursos públicos e, sobretudo, fiscalizar os atos e ações dos mandatários eleitos representam, juntamente com o exercício do voto, os meios ideais para moralizar e fortalecer, de forma eficaz e perene, o atual regime político.

A todos, sem exceção, deve interessar o sucesso do novo governo, uma vez que seus bons resultados serão benéficos ao conjunto da sociedade, especialmente aos que ainda permanecem à sua margem.

Humberto Challoub é jornalista, diretor de redação do jornal Boqnews e do Grupo Enfoque de Comunicação

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.