Hora da verdade I
Realizada com 1.204 eleitores santistas, a pesquisa mais aguardada pelos políticos – e eleitores – da região é a contribuição da Enfoque/Boqnews para bem informar os seus leitores, atividade que realiza, com elevado índice de acertos, desde 1996.
Hora da verdade II
O cenário coloca que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, terá votação expressiva na Cidade, superando com folga seus oponentes. Aliás, não será surpresa que ele tenha mais da metade dos votos válidos em Santos.
Hora da verdade III
No segundo pelotão, há empate técnico entre Fernando Haddad (PT), João Amôedo (Novo), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), cujas médias estão dentro da margem de erro de 2,82 pontos percentuais para mais ou menos.
Efeito rolo compressor
O cenário sinaliza que parcela considerável dos santistas abraçou o discurso do deputado que, mesmo ausente da campanha em razão do atentado sofrido, conquistou os votos daqueles que têm ojeriza a Lula e ao PT.
Na onda
Já em âmbito estadual, o atual governador Marcio França (PSB) lidera o cenário com folga, algo natural em razão da sua força regional. França aposta nesta reta final para conquistar os votos necessários e estar no segundo turno contra João Doria (PSDB) ou Paulo Skaf (MDB).
Federais
A despeito do elevado número de indecisos para a escolha dos deputados é possível afirmar quais serão os três candidatos a federais mais bem votados em Santos: a jornalista Rosana Valle (PSB), a vereadora Telma de Souza (PT) e o deputado federal João Paulo Papa (PSDB).
Estaduais
Já o prof. Kenny (PP) deve se preparar para comprar uma cadeira de praia e levar à sede do PSDB, seu ex-partido, como resposta à cassação do seu mandato como vereador pedido pelo partido em abril e atendido em tempo recorde pelo TRE-SP.
Pela tendência da pesquisa, Kenny terá a votação mais expressiva em Santos entre todos os candidatos ao Legislativo federal e estadual. Não será surpresa se ele ultrapassar 90 mil votos. Apenas no Município.
Senado
Com duas vagas na disputa, três nomes se destacam na preferência dos santistas ao Senado: Suplicy (PT), Mara Gabrilli (PSDB) e Major Olímpio (PSL) no primeiro bloco, seguidos por Maureen Maggi (PSB), Mario Covas Neto (Pode) e Ricardo Tripoli (PSDB).
Direito adquirido mantido I
Ao contrário do anunciado pela Procuradoria do Município, que afirmou que não existia direito adquirido em relação às bolsas de estudos oferecidas às crianças que estudam em escolas particulares, a pedido da Comissão de Educação da Câmara, o defensor público Thiago Santos de Souza tem entendimento oposto.
Direito adquirido mantido II
Souza entende que a manutenção das bolsas aos alunos já matriculados é uma conquista que não pode ser revogada. Das 682 crianças beneficiadas, 53 ainda vivem o drama de não saberem se continuarão ou não estudando na mesma escola.
Novo Legislativo
A legislatura (2019/2020) da Câmara já está definida. Rui de Rosis (MDB) será o novo presidente do Legislativo. Os vices serão Manoel Constantino (PSDB) e Audrey Kleys (PP). E Geonísio Aguiar (PSDB) e Zequinha Teixeira (PSD) os respectivos secretários.
Vai deixar saudades
Nossas condolências à família do ex-vereador, falecido esta semana, uma liderança de inteligência ímpar.
Quem Responde?
Qual será a votação que o ex-governador Alckmin terá em Santos, cidade administrada por seu partido? PSDB?
Frase
“Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave” –
Carlos Drummond de Andrade – poeta, contista e cronista
Deixe um comentário