A pandemia do novo coronavírus afetou profundamente a economia do Brasil, gerando uma crise sem precedentes, que impactou todos os setores.
Para o pequeno e médio empresário, o abalo foi significativo.
Quase 80% das PMEs tiveram perda na receita nesse período.
Com difícil acesso a crédito, os empreendedores, especialmente os de cidades fora das capitais e no interior, se viram obrigados a encontrar novas formas de manter seus negócios em funcionamento.
Para sobreviver foi preciso se reinventar e se digitalizar.
A mudança de cenário acelerou a transformação digital das PMEs e a adoção de novos hábitos pelos consumidores, que, impulsionados pelo isolamento social, adotaram as plataformas online como o método principal para fazer compras.
Pequenos negócios fora das capitais, que representam quase 99% do total de empreendimento existentes nos municípios, de acordo com o Sebrae, tiveram que redobrar seus esforços para atender a nova demanda, indo desde venda online e delivery por apps até atendimento via Facebook, Instagram e WhatsApp.
Por essas razões, o marketing digital se tornou um aliado poderoso para os pequenos negócios que desejam crescer se beneficiando desses métodos.
Um estudo realizado pela Visa explica que 84% das PMEs brasileiras buscaram uma nova estratégia para manter seu negócio ativo e 50% estão migrando seu negócio para o canal online e usando publicidade direcionada nas redes sociais.
O e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre, segundo dados da 42ª edição do Webshoppers.
Os brasileiros chegaram a gastar R$ 38,8 bilhões entre janeiro e junho de 2020 em plataformas de vendas online.
Para o CEO da empresaTarget Mais (rede de agências especializadas em marketing digital para PME’s), Marcus Calixto, uma estratégia de marketing bem planejada pode ajudar a empresa a dar a volta por cima em momentos difíceis como esse.
Reafirmar a marca da empresa e construir uma relação de confiança com os futuros clientes são os primeiros passos para o sucesso no meio online de vendas.
A criação de conteúdos, como vídeos e posts de engajamento, além de uma linha direta para contato, transmitem seriedade e segurança para o consumidor.
O processo pode levar um tempo e pedir um certo investimento, mas o resultado da estratégia de comunicação digital compensa.
Confira alguns pontos para iniciar uma estratégia de marketing digital assertiva:
Conheça seu público
Pesquisar e entender o comportamento dos usuários para atrair clientes em potencial é uma das estratégias mais importantes para um plano de marketing digital.
Por isso, o “Marketing de Conteúdo”, que consiste em criar materiais de qualidade direcionados para um público específico pode ser a diferença para o sucesso dos negócios. Ao estudar o perfil do consumidor e gerar artigos, vídeos, textos de engajamento, entre outros, que vão gerar interesse, será possível construir uma relação de confiança e, com isso, a fidelização dos clientes.
Abuse das redes sociais
É quase impossível encontrar alguém que não tenha redes sociais, pois mais da metade do planeta está conectada a elas.
Lá é onde os consumidores pesquisam produtos e discutem o que cada negócio tem a oferecer.
Assim, se comunicar com esses usuários é um passo importante para entender suas demandas, seus interesses e o que esperam das empresas ao entrarem em contato.
Publicações sobre a marca, compartilhamento de conteúdos relevantes, monitoramento sobre o que está sendo debatido e feedbacks são essenciais para aprender a respeito dos erros a serem solucionados e aumentar o nível de qualidade no atendimento e do produto.
Invista em SEO
Barato e eficiente, o Search Engine Optimization (SEO) ajuda a ranquear e otimizar o site de uma empresa nos mecanismos de busca na internet, como o Google.
É necessário o uso de palavras-chaves relevantes e vinculadas ao negócio, para que o usuário encontre o site facilmente ao procurar um termo ligado a essa área de atuação.
Estar no topo, ou próximo dele, nos sites de pesquisa gera mais visibilidade e aumenta as chances de um possível cliente se interessar e entrar em contato.
Deixe um comentário