O que será o amanhã? | Boqnews
Padre Manoel da Nóbrega ganhará uma nova praça de pedágio nas imediações de Itanhaé,. Foto: Ecovias/Divulgação

Opiniões

20 DE MARÇO DE 2020

O que será o amanhã?

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cada dia, uma novidade. A verdade é que a pandemia que assombra o mundo provocada por um vírus mortal tem alterado hábitos e preocupado a todos.

Isolamento é fundamental para evitar a propagação da doença. Enquanto isso, cientistas buscam encontrar soluções para combater o Covid-19. Oxalá isso ocorra o mais rápido possível.

ETs

Ainda que os casos aumentem e a situação se agrave, existem os incrédulos afirmando que tudo isso não passa de uma bobagem, vomitando preconceitos e opiniões desconexas e ignorantes, especialmente nas redes sociais, terra fértil para barbáries.

Alfinetadas I

Antes de iniciar a entrevista coletiva desta sexta (20) sobre as ações do governo estadual no combate ao Covid-19, o governador João Doria saudou a China e o povo chinês, “que tem demonstrado solidariedade ao mundo. Não é justo que alguém possa fazer qualquer acusação ao povo chinês por causa do coronavírus”.

 

Alfinetadas II

A frase é uma clara alfinetada ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, que na terça (17) endossou uma mensagem no Twitter, acusando a ocorrência da pandemia no mundo ao Partido Comunista Chinês, provocando uma crise diplomática entre os dois países. Vale lembrar que a China é o maior parceiro comercial do Brasil.

 

Alfinetadas III

Além disso, Doria também criticou as atitudes do presidente Bolsonaro, que no final de semana passada participou das manifestações de apoio ao governo ocorridas em vários pontos do País. “Estamos fazendo o que ele não faz. E quando faz, faz errado”, disparou.

 

Ainda não

Na coletiva, Doria foi categórico ao afirmar que o funcionamento do Sistema Anchieta-Imigrantes prossegue normalmente, a despeito dos pedidos dos prefeitos da Baixada Santista em evitar a vinda de carros de passeio ao litoral.

Em seu site, a Ecovias, que responde pelo sistema, pede às pessoas que evitem viajar. Mas sem efeito prático, as palavras serão insuficientes.

Preocupação

Isso porque os prefeitos entendem que moradores da Capital e da Grande São Paulo estão deixando suas residências e optando para vir ao litoral para casas de veraneio.

Os congestionamentos nas estradas têm sido frequentes. Às 15 horas de sexta (20), eram 2 quilômetros na Anchieta em direção ao litoral. Situação, aliás, bem frequente.

 

Impacto econômico I

Paralelo à preocupação do avanço do coronavírus, as autoridades públicas devem também criar ações para que não ocorra uma quebradeira geral das empresas.

Isso porque, conforme especialistas da área da saúde, o pico de casos deverá ocorrer na segunda quinzena de abril e início de maio.

Impacto econômico II

A Prefeitura de Santos já criou um comitê econômico para avaliar os impactos que o avanço do coronavírus provocará nas empresas.

Apesar de ainda não assegurar o que será feito, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) não descarta conceder isenções tributárias e de taxas, como de licença e de publicidade, especialmente aos pequenos comerciantes, justamente os mais atingidos.

Risco eleitoral

Assim como diversos órgãos, os cartórios eleitorais permanecerão fechados, inicialmente até 31 de março, podendo ter o prazo ampliado.

No meio político, alguns já acham que o coronavírus poderá afetar diretamente o calendário eleitoral para as eleições municipais de outubro.

Quem responde?

Afinal..

por qual razão o vice, Hamilton Mourão, usou o termo Bananinha ao se referir ao filho do presidente, Eduardo, que provocou um problema diplomático com a China ao usar as redes sociais?

Frase

“Sempre haverá mais ignorantes que sabedores enquanto a ignorância for gratuita e a ciência dispendiosa.”

Marquês de Maricá, escritor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.