
Entre brindes e mensagens de Ano Novo foi justamente na última edição de 2019 do Diário Oficial onde foram publicadas uma série de legislações importantes já em vigor.
Em 145 páginas, o DO divulgou o orçamento recorde do Município, de R$ 3,174 bilhões, entre as administrações direta e indireta.
Pacotaço
Também constam alterações do programa Alegra Centro, que visam estimular investimentos para revitalizar o bairro, junto com o Programa de Incentivos Fiscais Santos Criativa, além do plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, que vai alterar profundamente a área urbana da Cidade.
Fazendo extra
O volume de legislações publicadas foi tanto que houve funcionário que precisou ficar além do horário de expediente da última segunda (30), último dia de funcionamento da Prefeitura em 2019.

Mudanças viárias I
Entre alguns pontos da nova legislação de mobilidade, percebe-se o impacto que a segunda fase do VLT provocará no alargamento de vias, especialmente na Rua Constituição, onde pelo menos 21 imóveis serão afetados para ampliação da rua que, em alguns casos, ganhará 11 metros para instalação de estações de embarque e desembarque de passageiros.
Até vias entre as ruas Amador Bueno e João Pessoa deverão ser abertas nas proximidades do Poupatempo.
Mudanças viárias II
Outra área que será atingida será destinada à construção da futura estação Carvalho, em parte do terreno de propriedade da Gota de Leite, em frente à Praça Padre Champagnat, na Encruzilhada. As obras da segunda fase do VLT estão previstas para iniciar neste semestre.
Mudanças viárias III
Além disso, existem outras vias a serem abertas, como uma prevista desde a década de 50, mas que nunca saiu do papel em sua plenitude.
A João Carvalhal Filho inicia no Marapé e se encerra na Avenida Bernardino de Campos.
O problema é que entre os trechos interrompidos funciona um supermercado e casas foram recentemente construídas, além dos jardins de um prédio ocupar um trecho da via.
Presente de grego
Entre os que defendem a ponte ligando Santos-ilha ao continente, um detalhe curioso vai além do aumento do prazo de exploração do Sistema Anchieta-Imigrantes pela Ecovias, que finda em 2025.
A futura ponte contará com pedágio, ou seja, os usuários correrão o risco de pagar pelo acesso para circular pelo próprio Município na ligação seca entre a ilha e o continente.
Oportunidade
Pré-candidatos às eleições de outubro não perderam a oportunidade de mandar felicitações de Ano Novo pelos celulares e redes sociais e aproveitaram para enviar mensagens “na luta por uma Santos melhor”.
Se a moda pega…
Cadê o dinheiro?
Apesar de estarem em férias desde o último dia 2, professores da rede municipal de ensino só receberão os devidos valores na próxima quarta (8), informa a Secretaria de Gestão.
É quando cairão nos cofres públicos os pagamentos dos primeiros vencimentos dos carnês do IPTU.

Só em março
O Itaú, que pagou R$ 50,4 milhões por 5 anos de contrato para gerenciar a folha de pagamento dos servidores de Santos, passará a atuar a partir de março.
Até lá, a Caixa permanece fazendo os pagamentos dos salários.

Sem vidros
Bem que poderiam ser recolocados vidros em janelas do Paço Municipal, especialmente no andar térreo.
A situação é lastimável em várias delas.

Deixe um comentário