
O presidente Jair Bolsonaro já não recebe tanto apoio dos santistas tomando como referência sua expressiva votação na Cidade no ano passado. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.
Amor não correspondido
A segunda parte da pesquisa Enfoque/Boqnews divulgada nesta edição mostra que a paixão dos santistas pelo presidente Jair Bolsonaro arrefeceu.
Eleito na Cidade com 168.843 votos no segundo turno (136.051 no primeiro turno), ele obteve 71,35% dos votos válidos contra o petista Fernando Haddad.
Após quase um ano, apenas 35,4% dos santistas aprovam seu governo.
E ainda: apenas 30,6% o classificam como ótimo ou bom.

Governador de São Paulo, João Doria, é considerado regular pelos santistas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
Nem lá, nem cá
Sobre o governador João Doria (PSDB) os santistas classificam seu governo como regular.
Pelo menos, 1/3 dos entrevistados citaram esta opção.
Assim, o equilíbrio permanece: 26% dos entrevistados consideram seu início de governo ótimo e bom, enquanto 27,3% como ruim e péssimo.
Subindo I
Por sua vez, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que começa a entrar na reta final do seu segundo mandato, tende a recuperar o prestígio junto a parcela do eleitorado.
Dessa forma, isso após enfrentar problemas, como a greve dos servidores, a maior da história.
Subindo II
Conforme a pesquisa, mais da metade (53,3%) dos santistas aprova seu governo, situação bem distinta em relação aos primeiros anos após sua reeleição.
E com as obras ainda a serem inauguradas, como escolas, a nova entrada da Cidade e o projeto Nova Ponta da Praia, a tendência é que a aprovação cresça.
Assim, tais fatos o tornarão uma peça importante no tabuleiro das eleições municipais.
Onda de otimismo
Ainda que distante do ideal em termos de participação da sociedade em relação aos debates promovidos pela Câmara, a imagem do Legislativo santista tem melhorado.
Afinal, metade da população não acompanha os trabalhos dos vereadores.
Isso pode ajudar a superar a taxa de reeleição de 2016, quando foram reeleitos 12 dos 21 edis (57% do total).
A conferir
Dilema
Sempre lembrada como nome forte do PT para disputar a Prefeitura, a vereadora Telma de Souza enfrenta um dilema.
Assim, tentará novamente voltar ao Palácio José Bonifácio ou optará em concorrer à reeleição.
Portanto, quem sabe, com possibilidade futura de até assumir a presidência do Legislativo, algo justo diante de sua história política na Cidade.
Blindagem
Temendo não ter os 14 votos suficientes para garantir a manutenção do veto do prefeito Paulo Alexandre Barbosa ao projeto de lei do vereador Fabiano da Farmácia (PL).
A proposta prevê a implantação do programa Farmácia Solidária, a base de sustentação do Executivo resolveu esvaziar a sessão de quinta (24).
Assim, as discussões sobre outros temas importantes, como a que proíbe a implantação de cavas subaquáticas no Município.
E até a votação, em segunda discussão, sobre a autorização para a Prefeitura fazer licitação para repassar à iniciativa privada o futuro CAT – Centro de Atividades Turísticas, na Ponta da Praia.
Ou seja, ambas só serão votadas na próxima terça (29).
Isso porque havia urgência na votação da matéria…
Limpando os pátios
A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Paulo Correa Jr (Patriota).
O objetivo é dar maior agilidade para a realização de leilões nos veículos que foram recolhidos aos pátios há mais de um mês.
A decisão depende de sanção do governador João Doria.
Investimentos
O grupo Prevent Senior inicia no próximo ano a construção do hospital Sancta Maggiore.
Ele será localizado em um terreno na Avenida Ana Costa, 210, no Campo Grande.
O hospital terá cerca de 80 leitos, divididos entre enfermaria, apartamentos e UTI, construídos em uma edificação com arquitetura arrojada.
Confira o vídeo.
Perguntar não ofende…
Por qual…
razão apenas agora o publicitário Marcos Valério resolveu acusar o ex-presidente Lula como o mandante da morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel?
Deixe um comentário