Tradição mantida
Realizadas desde 1996, as pesquisas Enfoque/Boqnews se tornaram referência na Baixada Santista. Afinal, os números divulgados na edição passada foram confirmados nas urnas.
Presidência I
A preferência dos santistas por Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência não era novidade. No entanto, usando indicadores da eleição passada e fazendo cálculos dentro da margem de erro, o jornal estimou a votação dele entre 120 a 140 mil votos. Bolsonaro conseguiu 136.051.

Foto: Divulgação
Governo do Estado I
O mesmo ocorreu com o governador Márcio França (PSB), que tenta a reeleição. O jornal cravou que França teria entre 84 a 97 mil votos em Santos. Teve 84.326.
Governo do Estado II
Não bastasse, a pesquisa constatou que João Doria (PSDB), o segundo colocado na Cidade, obteria entre 58 a 72 mil votos. Recebeu 60.781.

Foto: Agência Brasil
Lista dos deputados
Além disso, na escolha dos nomes a deputados federais e estaduais mais votados, os seis primeiros da listagem acabaram sendo confirmados após a abertura nas urnas. E o mesmo ocorreu no Senado.
Voltas que o voto dá
Paulo Skaf (MDB) perdeu para Marcio França por meros 89.133 votos ao governo paulista. Uma diferença de 0,44 pontos percentuais. Se Skaf tivesse mantido a mesma votação na Baixada Santista em 2018, estaria no segundo turno. Afinal, em 2014, ele recebeu por aqui 207.013 votos. No domingo passado (7), 115.038. A diferença de 91.975 votos o garantiria no segundo turno.

Foto: Divulgação
Sorriso duplo I
A semana foi de fortes emoções para o deputado eleito Kenny Mendes (PP). Primeiro, foi eleito à Assembleia Legislativa com 117.567 votos, sendo 64.855 em Santos, superando o recorde do então deputado e atual prefeito Paulo Alexandre Barbosa em 2010 (com 59.997 votos).
Sorriso duplo II
Kenny obteve na justiça um mandado de segurança, com pedido de liminar, para retornar ao Legislativo santista, após decisão do TRE-SP, que cassou o mandato do parlamentar por infidelidade partidária, em razão da sua saída do PSDB para o PP em abril. A decisão judicial valia apenas ao mandato de vereador. Ele volta a assumir o cargo nesta semana.

Foto: Luiz Nascimento
Canoa dupla I?
Imagens que têm circulado nas redes sociais, onde o prefeito Paulo Alexandre Barbosa aparece com uma camiseta amarela com os dizeres Marcio França – Acredito em Você e em outra a qual o governador bate continência ao prefeito que o recebe de braços abertos para abraçá-lo no Paço Municipal tem provocado o maior rebuliço no ninho tucano, a ponto do presidente estadual da legenda, Pedro Tobias, cobrar publicamente do prefeito para saber em qual a canoa ele está: com França ou Doria, candidato do seu partido?
Canoa dupla II?
Vale lembrar que nas três vezes que Doria esteve em Santos durante o primeiro turno, inclusive no Café Carioca, ao lado da Prefeitura, Barbosa nunca foi recepcioná-lo.
Mesa
Apenas sem a assinatura do vereador Bruno Orlandi (PSDB), os demais edis aprovaram a nova mesa diretora da Câmara, com Rui de Rosis à frente da casa no biênio 2019/2020.

Foto: Jairo Abreu
Eleição jurídica
As inscrições para as chapas concorrentes à OAB, cuja eleição ocorrerá em 29 de novembro, começam na segunda (15). Quatro grupos devem entrar na disputa.
Quem Responde?
Se o PSDB é tão forte em Santos, por qual razão o ex-governador Geraldo Alckmin teve apenas 20.043 votos na Cidade, ficando em quarto lugar, atrás de Bolsonaro, Haddad e Ciro?

Foto: Divulgação
Frase
“Nem todas as verdades são para todos os ouvidos. Nem todas as mentiras podem ser suportadas.” – Umberto Eco, escritor e filósofo italiano
Deixe um comentário