O termo Skincare, traduzido para o português, refere-se aos cuidados dedicados à saúde da pele. Geralmente, associamos a prática de skincare ao rosto, utilizando produtos como sabonetes líquidos, espumas de limpeza facial, séruns e hidratantes que combinam colágeno e ácidos em sua composição. No entanto, além do rosto, também podemos e devemos realizar o skincare nas áreas íntimas.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), realizada pelo IBGE e o Ministério da Saúde, 24% das mulheres já apresentaram leucorreia. Popularmente conhecida como corrimento vaginal.
Dessa forma, uma pesquisa recente que contou com a participação de 2.000 mulheres, realizada pela IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), revelou que 13% das mulheres entrevistadas afirmaram já ter sido diagnosticadas com infecção bacteriana na região íntima.
Sendo assim, para a ginecologista Fernanda Nassar, especialista em estética íntima, o autocuidado se estende para a região genital.
“Muito além da dedicação ao rosto, a área íntima também precisa de atenção. Por isso, usar gel de limpeza, séruns e hidratantes desenvolvidos especificamente para esta região é uma forma de mantê-la limpa e saudável, prevenindo o surgimento de infecções e fungos. O cuidado íntimo previne infecções e irritações. Produtos à base de óleo e ricos em vitaminas e colágeno, por exemplo, são responsáveis por evitar o ressecamento íntimo e desconforto da região. Dessa forma, uma rotina de cuidados ajuda a manter a mucosa vaginal saudável”, afirma a especialista.
Mercado de saúde e bem-estar no Brasil
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (ABIHPEC), em colaboração com a Statista, plataforma global que analisa estatísticas de mercado, o setor de cosméticos brasileiro movimentou aproximadamente US$ 27 bilhões em 2024. A análise prevê ainda um faturamento de US$ 32 bilhões até 2027.
Outro fator que chama a atenção é o aumento das startups atuando no ramo de saúde e bem-estar no Brasil. De acordo com o Mapeamento do Observatório Sebrae Startups, cerca de 2.295 empresas investem nesses segmentos.
A La Femme Bem-Estar Íntimo da Mulher, clínica pioneira em cirurgias íntimas a laser, é referência em procedimentos estéticos íntimos e cirurgias a laser no Brasil. A empresa aposta no desenvolvimento de produtos para a área íntima. O catálogo de formulações contempla espuma de limpeza, sérum, água micelar, roll on clareador e colágeno, contribuindo para a prevenção da saúde da mulher e promovendo a autoestima feminina.