Um grupo de mulheres da Baixada Santista concluiu o curso gratuito BTP Com Elas, oferecido pela Brasil Terminal Portuário (BTP) para ampliar a participação feminina no setor portuário. A cerimônia de formatura aconteceu nas instalações do terminal de contêineres da BTP, no Porto de Santos.
Durante dois meses, as alunas participaram das aulas dentro da própria BTP, que é um dos maiores terminais de contêineres da América Latina. Vale destacar que mais de 700 mulheres se inscreveram para o curso neste ano.
Claudio Luna Scalise, gerente de Recursos Humanos da BTP, destaca que o programa já capacitou mais de 100 mulheres em dois anos. “O BTP Com Elas integra nosso programa de diversidade, equidade e inclusão. Além disso, a iniciativa fortalece a relação entre porto e cidade, promovendo a inclusão feminina no Porto de Santos”, explica.
Um diferencial do curso é que todas as aulas são ministradas voluntariamente por colaboradoras da BTP, mulheres que já atuam no setor portuário. Assim, as alunas aprendem por meio de atividades teóricas, dinâmicas e rodas de conversa sobre temas como operação portuária, protagonismo, segurança psicológica, comunicação, gestão financeira, sustentabilidade, inovação e autoconhecimento.
Para Tamires da Rosa Damasio, uma das formandas, a experiência superou as expectativas. “O aprendizado foi enorme e com mulheres incríveis. O curso nos incentiva a acreditar que existe espaço para mulheres no mercado de trabalho”, afirma.
Já Nanci Ayres, oradora da turma, ressalta que o projeto promove uma transformação real. “Ser mulher no porto não é mais exceção, virou realidade. O BTP Com Elas não termina na formatura, mas segue em cada passo que damos, com mais confiança, preparo e união”, conclui.
A cerimônia, realizada em 30 de junho, reuniu diretores da BTP, formandas, familiares, professoras voluntárias, profissionais do terminal e convidados do setor.