Em apoio à campanha Agosto Lilás, que conscientiza sobre o combate à violência contra a mulher, o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) realizará, no dia 23 de agosto, a oficina “Eu Me Defendo – Defesa Pessoal para Mulheres do Setor Portuário”.
A iniciativa reunirá 60 colaboradoras de empresas associadas à entidade e será realizada em parceria com a The House Fight Company. Portanto, o objetivo é incentivar o empoderamento feminino, promover solidariedade no ambiente de trabalho e oferecer estratégias de proteção em situações de risco.
Dessa forma, mais que um treinamento físico, a oficina vai unir técnicas básicas de defesa pessoal com momentos de diálogo, escuta ativa e fortalecimento da autoestima. Além disso, serão abordados temas como assédio, agressões e violência sexual, realidades que ainda atingem muitas mulheres.
“Iniciativas como essa tocam em algo muito real: a segurança das mulheres, física e emocional. A oficina não é só sobre aprender a se defender, é sobre olhar para si com mais força e confiança. É um momento de troca, de escuta e de construção de uma rede de apoio que, muitas vezes, faz toda a diferença”, afirma Marcelli Mello, Relações Institucionais do SOPESP.
Assim, a ação também está alinhada ao ODS 5 . Igualdade de Gênero, que incentiva medidas para eliminar todas as formas de violência contra mulheres e meninas. Além de promover ambientes de trabalho mais seguros e acolhedores.
Onde fica?
Oficina “Eu Me Defendo – Defesa Pessoal para Mulheres do Setor Portuário”
Data: 23/08/2025
Local: The House Fight Company – R. Ver. Henrique Soler, 290 – Ponta da Praia, Santos
Horário: Das 9h às 11h