Partidos definem candidaturas para Prefeitura de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/Redes Sociais/Montagem

Eleições

09 DE AGOSTO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Partidos definem candidaturas para Prefeitura de Santos

Convenções homologam nomes dos candidatos a prefeito e a vice que irão disputar as eleições municipais em Santos

Por: vinícius dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O último final de semana foi decisivo para os candidatos a prefeitura de Santos, com a realização das convenções partidárias.

O ginásio da Unisanta foi o palco do lançamento da candidatura à reeleição do prefeito Rogério Santos (Republicanos). O nome da vereadora Audrey Kleys (Novo) foi homologado como vice na chapa de Rogério Santos. Santos terá o apoio de três ex-prefeitos: Beto Mansur, João Paulo Tavares Papa e Paulo Alexandre Barbosa.

O PL, da deputada Rosana Valle, fez sua convenção no imóvel da Avenida Ana Costa, 173. O MDB indicou como vice na chapa da deputada, o ex-presidente da Câmara, Sadao Nakai.

Assim como, o PT oficializou a candidatura da vereadora e ex-prefeita Telma de Souza à Prefeitura de Santos. O anúncio ocorreu durante convenção partidária realizada na sede do Sindicato dos Petroleiros (SindiPetro). E seu vice será o médico Marcio Aurélio (PDT).

Além disso, no espaço Hedwig Eventos, o Avante lançou a candidatura do comunicador e palestrante Fernando Pinheiro à Prefeitura de Santos. Portanto, tendo como vice o escrevente técnico judiciário Henrique Gainete.

Rogério Santos

Atual prefeito, Rogério Santos com 58 anos, é mestre em Odontologia, especializado em Saúde Pública. Em 2013, foi chefe de gabinete na Prefeitura de Santos. Já em 2017, ele tornou-se secretário de Governo do ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa, onde ficou até o início da campanha para as eleições municipais de 2020, quando foi eleito prefeito com 101.268 votos – 50,58% do total.

Rosana Valle

Com 55 anos, a santista Rosana Valle é deputada federal e jornalista. Em 2018, deixou o Jornalismo para ingressar na política, sendo eleita deputada federal pelo PSB.
Ela é presidente estadual do PL Mulher. Rosana está no segundo mandato como deputada federal, sendo que foi reeleita em 2022 com 216.437 votos.

Telma de Souza

Telma de Souza é pedagoga, advogada e mestre em Saúde Pública. Já foi prefeita de Santos entre 1989 e 1992. Foi eleita deputada federal e estadual em vários mandatos. Atualmente, Telma cumpre o quarto mandato na Câmara Municipal de Santos, sendo a mais votada nas eleições de 2020, com 8.341 votos.

 

Fernando Pinheiro

Nascido em São Paulo, mas residindo na Baixada Santista desde seis anos, Nando Pinheiro, candidato de 44 anos, mas que atualmente mora em Santos, ele possui carreira na comunicação, com mais de 25 anos de experiência. Nando Pinheiro já passou por diversas emissoras de TV e rádio. Em 2022, ele se candidatou a deputado federal pelo Partido Liberal (PL) e obteve 30.364 votos.

 

Tendências

De acordo com o professor universitário e advogado Marcelo Henrique Gazolli Veronez, Santos viveu intensamente as consequências da ditadura militar do final do século passado e cassação de políticos. “Com a redemocratização, o processo eleitoral-democrático vem trilhando um caminho crescente de amadurecimento, mas, recentemente, ataques ao sistema eletrônico de votação e de apuração semearam, em parte do povo brasileiro, uma certa incerteza que não pode, a meu ver, ganhar corpo”, explica.

“Minha maior expectativa é ver a democracia e o estado de direito se consolidarem em nosso País. Aspecto relevante nesta eleição para a prefeitura diz respeito à quantidade de candidaturas. Em 2020 foram 16 candidatos e agora são 4, quantidade muito mais razoável que no pleito anterior”.

Ele ressalta que a principal tendência estará relacionada à modificação nas formas de campanha eleitoral, pois antes era fundamental distribuir santinhos, camisetas e colantes, contratar espaços em jornais impressos, produzir programas milimetricamente pensados de TV e Rádio. Agora, o uso eficiente da divulgação pelos meios digitais será questão de vida ou morte aos candidatos e quem se comunicar melhor sem parecer artificial ganhará importantes pontos na disputa por votos.

Estratégias

Sobre os desafios que os partidos políticos enfrentarão nessas eleições, ele comunica que é explorar as tecnologias digitais para atingir os eleitores. Os partidos dispostos a competir para vencer precisarão investir na contratação de profissionais da área de comunicação com ênfase nos meios digitais.

 

Temas centrais

Com relação às questões que serão centrais nas campanhas eleitorais, o professor acredita que a segurança pública será tema importante nessas eleições, como consequência da Operação Escudo/Verão que o Governo do Estado realizou. Questões como o desenvolvimento econômico e a criação de postos de empregos, também. “Como o turismo é uma importante atividade, a administração da Ecovias no Sistema Anchieta-Imigrantes, a sonhada terceira estrada de ligação com a capital, a ligação seca entre Santos e Guarujá, tendem a ser assuntos recorrentes. A mobilidade será outro assunto discutido, assim como a forma da realização de obras públicas”.

 

Outros pontos

A historiadora, professora e cientista política Clara Versiani dos Anjos acrescenta que como Santos é a cidade mais desenvolvida e nos últimos anos foi possível ver esse crescimento da Cidade, pode-se observar acentuados problemas quanto à questão da desigualdade. Ela espera que um tema também que tenha abordagem nessas eleições é a questão da moradia, pois o crescimento da cidade elevou o custo de uma maneira geral no município.
Além da sensação de insegurança ou até mesmo em razão de uma percepção do aumento da população de rua. “Existe uma situação na cidade em razão de muitas obras, que é uma reclamação dos munícipes de uma maneira geral a respeito do impacto das obras. No entanto, na medida que elas vão avançando e ficando prontas, isso pode mudar a percepção dessas pessoas. Então, o que é problema hoje, amanhã será uma vantagem, a medida que as estações de VLT ou áreas da cidade que estão passando por reformas venham a ser concluídas”.

Análise

Sobre as expectativas, Clara afirma que está cedo para falar das principais tendências. “Vamos considerar para essa análise o que a gente tem como referência que foram as últimas eleições presidenciais. Então é de se esperar algum tipo de polarização, de divisão entre bolsonaristas e não bolsonaristas. Podemos esperar tendências que espelhem um pouco dessa polarização já vista em alguns momentos, esperar alguma ênfase em questão da representatividade das mulheres e de grupos historicamente excluídos, como é o caso dos negros”.

Ela cita que há candidatos fortes como a pesquisa de julho último feita pela pesquisa Real Time Big Data/Três Poderes. “Temos a candidata Rosana Valle e que é um nome forte, que vem se colocando de uma maneira forte, já foi eleita como deputada federal duas vezes e representante da Baixada que parece ter bastante apoio. Ela vem fazendo trabalho, ela tem um grupo que participa de discussão com ela e parece que isso está dando resultado”.

Ela reforça que o prefeito Rogério Santos é desde o início um candidato forte, considerando que ele tinha 25% em julho da preferência do eleitorado, pois ele também é o atual prefeito e tem a possibilidade, por ter uma vitrine maior, estar o tempo todo vivendo a cidade, demandado a respeito dos problemas.

Outro fator é que por estar à frente da prefeitura a exposição dele é maior, assim como os desafios, diferente dos demais candidatos (exceto a ex-prefeita Telma de Souza, que esteve à frente do Executivo entre 1989-1992). “Se ela tem uma desvantagem, por outro lado ela sofrerá menos crítica, pois ela não tem ações executivas que possam ser criticadas”, pondera.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.