Apenas 12 em cada 100 municípios no Brasil são governados por mulheres | Boqnews
Mulheres eleitas em 2020. Foto: Reprodução TV Senado

Entrevista com Telma de Souza

06 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Apenas 12 em cada 100 municípios no Brasil são governados por mulheres

Primeira e única mulher prefeita em Santos, Telma de Souza enfatizou a luta para maior participação das mulheres na política

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Se política é algo ainda distante para a maioria das mulheres nos dias atuais imagine no século passado?

Ainda que hoje a situação está bem melhor.

Afinal, dos 5.568 municípios brasileiros, as mulheres governam apenas 658 (11,8%).

“Estou nesta luta desde os anos 80. Precisamos avançar ainda mais”, salienta a vereadora Telma de Souza (PT), uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores.

Telma de Souza, primeira e única mulher eleita em Santos, cidade que tem proporcionalmente o maior número de mulheres que homens no Brasil. Foto: Carla Nascimento

Ela participou do Jornal Enfoque desta segunda (6), dentro das comemorações da Semana da Mulher.

Telma foi prefeita de Santos entre 1989 a 1992 e fez seu sucessor, o médico David Capistrano (na época não havia reeleição).

Até hoje foi a única mulher a ocupar a principal cadeira na cidade que, proporcionalmente, tem o maior número de mulheres em relação aos homens (no censo de 2010, eram 35 mil mulheres a mais).

No Brasil, as mulheres representam 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro.

Antes, ocupara o cargo de deputada estadual,  a qual foi reeleita posteriormente. (87/88 e 2011/2014).

Com sua votação expressiva, chegou a ser cotada como candidata ao governo do Estado pelo partido em 1994, mas José Dirceu acabou sendo o escolhido na ocasião.

Cumpriu três mandatos como deputada federal (1995-1999), (1999-2003) e (2003-2007) e ocupou durante um mês o mandato em janeiro de 2011.

Dessa forma, nas eleições de outubro, ficou na segunda suplência do PT à Assembleia Legislativo após obter mais de 50 mil votos.

À frente da Prefeitura, criou a Coordenadoria da Mulher, hoje transformada em secretaria, conforme proposta do prefeito Rogério Santos (PSDB), sob o comando da vice-prefeita, Renata Bravo.

Outros assuntos

Durante o programa, a vereadora analisou também os primeiros 60 dias do governo Lula, a qual destacou o seu papel de articulador de uma aliança que não se limita ao PT – a qual ela considerou salutar.

“Ele está com uma disposição incrível”, salientou.

Não bastasse, falou também do embate – e vitória – do ministro Fernando Haddad para o reajuste dos combustíveis (gasolina e álcool) em decorrência da proposta que vigorava com isenção de impostos desde o ano passado.

Além disso, fez um balanço do governo Tarcísio de Freitas e uma análise do cenário político eleitoral de Santos para 2024.

“Ainda é muito cedo para qualquer definição”, salientou.

Desestatização do Porto de Santos, nomeação do economista Fabrízio Pierdomênico para a Secretaria Nacional dos Portos (que foi que seu assessor enquanto deputada federal), mandato na Câmara e outros assuntos também estiveram em pauta.

Confira o programa completo

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.