Vice-candidatos à Prefeitura de Santos apresentam propostas no Jornal Enfoque | Boqnews
Foto: Felipy Brandão e Carla Nascimento

Eleições

20 DE SETEMBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Vice-candidatos à Prefeitura de Santos apresentam propostas no Jornal Enfoque

O Jornal Enfoque ouviu os candidatos à vice-prefeitura de Santos. Conheça suas ideias e propostas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os vice-candidatos à Prefeitura de Santos participaram das entrevistas promovidas pelo programa Jornal Enfoque do Boqnews entre  segunda (16) a quarta-feira (18), onde apresentaram as suas propostas em várias áreas da Cidade.

Sendo assim, a apresentação ficou por conta do jornalista Francisco La Scala Jr. O vice-candidato Henrique Gainete na chapa de Fernando Pinheiro não pôde comparecer por problemas pessoais.  Confira um resumo de cada candidato:

Audrey Kleys

No quesito saúde, a vice-candidata à prefeitura de Santos na chapa de Rogério Santos, Audrey Kleys, informa que para o setor há necessidade de ampliar os serviços da atenção básica, as policlínicas, em lugares onde havia muitas solicitações dessa demanda pelos municípes. “Como no Dique da Vila Gilda, onde estamos prestes a entregar uma estrutura para atendimendo da atenção básica”.

Assim, a telesaúde é uma prioridade, onde o processo faz o paciente evitar ir à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e seja atendida por um especialista para que tenha a prevenção já na policlínica e não nas UPAs.

Ex-secretária-adjunta de Educação, Audrey comenta que houve uma reunião com educadores onde foi pactuado entre o prefeito e esses profissionais principalmente sobre os cuidados da saúde do educador. “Temos uma legislação municipal que é o programa Escola Saudável Santista, uma legislação de minha autoria, que prevê por território que funcionários da prefeitura trabalhem em parceria para que tenhamos saúde e educação juntas nesses territórios entrando nas escolas para o respaldo maior a esses educadores. Fica o meu comprometimento de fortalecer esse programa e cuidados aos educadores”.

Sobre segurança, ela cita que Santos ampliou os investimentos nos últimos anos e até final deste ano serão completadas 3 mil câmeras de segurança nas ruas da Cidade. Portanto, gerando maior sentimento de segurança da população e fiscalização em tempo real, com câmeras de identificação em pontos da Cidade.

Mobilidade urbana e destinação do lixo

Ela menciona que haverá um número maior de guardas armados, o que exige treinamento e capacitação.

Com relação à mobilidade urbana, ela aborda que os moradores reclamam das obras do VLT, mas isso entra na pauta da questão ambiental. “Vai representar quando todas fases tiverem completas, com menos veículos nas ruas e um trânsito melhor na Cidade. Mas, deve ser enxergado em uma perspectiva de curto a médio prazos para nossa cidade, com maior desenvolvimento na área do Centro Histórico, maior empregabilidade. Estamos levando as pessoas para área central, fazendo com que tenhamos fluxo maior de mobilidade na Cidade com menos veículos em circulação”.

A respeito da destinação do lixo, Audrey reforça que deve ser uma preocupação nesse mandato, que tem sido observado que a separação não está sendo feita de forma correta, do lixo orgânico ao reciclável. “Portanto, é necessário focar na educação para além do que está na na parte curricular da escola”.

Assim, ela acredita que é por meio dessa geração será transformado o que está na nossa sociedade, com maior educação e prevenção.

Márcio Aurélio

Médico, o vice-candidato na chapa de Telma de Souza, Márcio Aurélio ressalta que precisa ocorrer uma abordagem da saúde com o  impacto social. “Não adianta ter prédio e não atender as pessoas como deveriam ser atendidas. Se não há na policlínica ninguém às 16 horas, há algo errado. Você precisa ter um horário estendido na policlínica para que a gente diminua a pressão na UPA”.

Ele defende que todo médico que trabalhar no pronto socorro, tem que ter curso avançado de suporte à vida e ao trauma. Aurélio também reforça que é importante estar sempre treinando os médicos para que as solicitações de exames e encaminhamentos para especialistas tenham uma justificativa técnica. Portanto, procurando uma resolutividade no atendimento e na solicitação do exame.

Sobre Educação, Aurélio informa que deve ser transformadora e crítica. Dessa maneira, tornando o jovem adulto, autônomo e independente, no seu pensamento e nas suas escolhas e que possa fazer a partir disso suas opções de vida.

“Para que façamos isso, queremos 100% do ensino integral e que o contraturno tenha aulas de cidadania, artes, cultura, iniciação musical. E que a escola atraia a comunidade para dentro, inclusive com seus familiares na construção dessa ideia. A escola também serve para o pai e mãe se educarem nesse processo. Essa é a ideia que nós temos”.

Segurança e habitação

No quesito segurança, ele informa que a GCM pode atuar com bastante resultado em casos de roubo e furto, os mais comuns. “Precisamos estabelecer um gabinete de trabalho com Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, GCM, Secretaria de Cultura, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Você vai fazer uma busca ativa dos adolescentes que não vão para escola e o segundo caso, por meio das camêras, esses meninos apreendidos são infratores. Você precisa ir na casa deles comunicar o fato e fazer o diagnóstico do núcleo familiar, além de acompanhar esses jovens no sentido de estar trazendo de novo para o sistema institucional, com lazer, cultura e educação”.

Sobre o déficit habitacional, o vice menciona que é necessário colocar habitação popular, fazer levantamento dos imóveis abandonados no Centro, incluir e estimular o uso dos retrofits, revitalizar Centro com moradias e trazer pessoas para o Centro.

Na questão da mobilidade urbana, ele cita que a Cidade precisa estimular ciclovias, especialmente com novos bicicletários. Assim como, que as pessoas usem o transporte municipal e que é necessário ônibus com mais qualidade, interligado com o VLT.

Sadao Nakai

Ex-presidente da Câmara, o vice na chapa de Rosana Valle, Sadao Nakai aborda que dentro do cenário de diagnóstico da saúde há um bom recurso que precisa ser melhor reaproveitado.

Desse modo, com uma melhor eficiência nas policlínicas, nos hospitais municipais, uma melhor contratualização  dos serviços eletivos que precisam ser feitos.

“Precisamos olhar onde as contratualizações com as organizações sociais (OS) estão dando resolutividades, onde realmente está sendo entregue, como nossos equipamentos podem ser melhorados. O Hospital Silvério Fontes, na Zona Noroeste, por exemplo, precisa de uma melhor infraestrutura de equipamentos para fazer uma melhora de entrega à população”, enfatizou.

Há também a proposta da telemedicina que vai ajudar a facilitar no diagnóstico e o atendimento para o cidadão para que não precise fazer deslocamentos.

Na educação, a formação continuada dos professores é importante e a melhora dos recursos de remuneração dentro de indicadores de meta e produtividade para que eles sejam bem remunerados.

“Sobre a ausência dos professores, temos que verificar essa situação. O que existe no plano de governo é uma melhor condição de trabalho para o profissional de todos segmentos da prefeitura. Seja de ambiente de trabalho e estímulo motivacional para estarem desempenhando a função deles”.

Segurança

Na questão da segurança, Nakai cita que como a candidata Rosana Valle tem assegurado será dado o protagonismo de apoio à Guarda Municipal no auxílio da Segurança Pública. Assim como a possibilidade da transformação de uma Polícia Municipal, com o aumento do contigente da Guarda Municipal e qualificação desses profissionais.

“A segurança pública também envolve melhora urbana, melhora de iluminação, melhora de podas de árvores para diminuir as áreas escuras que promovam delitos e é preciso fazer revisão de algumas licenças e ser bem duro com os ferro-velhos clandestinos que são receptadores de produtos de furtos, cujos índices que têm aumentado na nossa cidade”.

Mobilidade urbana

Sobre mobilidade, Nakai aborda que a candidata já comenta sobre a eficiência a curto prazo dos semáforos inteligentes para desenvolver vias rápidas. Além de fazer o melhor deslocamento do transporte individual.

“Ela fará uma reavaliação do nosso transporte coletivo, que hoje é circular e que está tendo que ser subsidiado. Então diminuiu o número de passageiros e o município tem que subsidiar aqueles que usam”.

O vice também reforça que no plano de mobilidade é importante que se dê a atenção para a terceira idade, pois as pessoas de maior idade precisam ter condições de caminhar nas calçadas da Cidade.

Além disso, segundo Nakai, é preciso rotas que favoreçam as pessoas a andar, caminhar, o que ajuda a melhorar a saúde.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.