Depois de um Campeonato Paulista da Série A-2 sofrível, com a primeira vitória saindo quase na metade do certame, trocas de treinadores e a queda dada como certa já no início do certame, a Portuguesa Santista dava sinais de reação. Graças à combinação de resultados, entrava na penúltima rodada da competição podendo conseguir mais um milagre, que, dessa vez, não veio. Pelo conjunto da obra, e não pelo apresentado nas rodadas finais, a Briosa disputará, em 2010, o terceiro escalão do futebol de São Paulo.
Jogando em Ulrico Mursa, a Rubro-Verde precisava vencer a Ferroviária, rival direta na luta contra a queda, e torcer contra Juventus e Grêmio Catanduvense. O problema é que o time de Catanduva enfrentava o Comercial, que também tentava evitar o rebaixamento. Ainda assim, uma vitória da equipe de Ribeirão Preto não salvava totalmente o Bafo, que poderia ser ultrapassado, no saldo de gols, pela Briosa.
Em campo, a Portuguesa Santista adotou uma postura extremamente ofensiva desde o princípio da partida, de olho no placar dos rivais diretos no interior. Logo aos 12 minutos, Washington abriu o marcador para os santistas, após cruzamento do lado esquerdo. Não demorou muito, todavia, para o empate da Ferrinha, com Serginho Baiano, aos 17 minutos.
O gol serviu para acordar a Briosa, que, dois minutos depois, chegou ao segundo gol. Após cobrança de falta de Daniel, o zagueiro Robinson desviou para o próprio gol, fazendo contra. E, novamente, empate do time de Araraquara, com Fabiano Souza, de fora da área, acertando o ângulo de Felipe.
Mas a equipe da casa não deixou a peteca cair, e já aos 29, fez o quinto tento da partida e o terceiro dela no jogo, com Daniel, que passou por todo mundo na defesa antes de mandar a bola para as redes e fazer 3 a 2 a favor da Portuguesa. E teve mais: Edson Souza ainda conseguiu, aos 39, fazer o quarto gol da Santista, praticamente fechando o caixão da Ferroviária.
Abatida, a Ferrinha passou a ser sufocada pela Briosa, que, aos 38 minutos do segundo tempo, ainda na expectativa do placar de Ribeirão Preto, fez o quinto com o lateral Everton Silva, melhor em campo. Serginho Baiano descontou aos 40, mas já era tarde demais. Para ambos os lados, na verdade, já que, com a confirmação da vitória da Catanduvense, os dois times morreram abraçados, caindo para a Série A-3 de 2010.
Já rebaixada, a Portuguesa Santista vai justamente até Catanduva, na última rodada da A-2, enfrentar o time da casa. O jogo será domingo (19), às 10 horas.