Campeão sai neste domingo | Boqnews

Esportes

05 DE DEZEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Campeão sai neste domingo

O domingo (7) será o último da temporada do Futebol Brasileiro em 2008. Portanto, nada melhor do que se chegar à última rodada do campeonato nacional com disputas em todos os setores da tabela, desde o topo às últimas posições. Dos 20 times que estão no torneio, 10 têm muito que disputar nesse final de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O domingo (7) será o último da temporada do Futebol Brasileiro em 2008. Portanto, nada melhor do que se chegar à última rodada do campeonato nacional com disputas em todos os setores da tabela, desde o topo às últimas posições. Dos 20 times que estão no torneio, 10 têm muito que disputar nesse final de semana, e, dos 10 jogos que ocorrerão, nove tem relação direta com os desesperados da rodada.


A principal disputa envolve os dois protagonistas da disputa pelo título: São Paulo e Grêmio. Três pontos a frente dos gaúchos, com 72 pontos, os paulistas precisam de apenas um empate para assegurar o sexto título nacional e o terceiro consecutivo. O adversário é o Goiás, 7º com 53 pontos e que declara abertamente que lutará pela vitória para alcançar o sexto posto na tabela.


O jogo, embora seja de mando goiano, será no Bezerrão, em Gama (DF). É que o Esmeraldino foi punido com a perda do mando de campo devido a “falta de segurança” de seu estádio. Em princípio, o jogo seria levado para Itumbiara, no interior de Goiás, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu tomar as rédeas e levar a partida para o Distrito Federal.


A decisão irritou o time verde, que, em represália, colocou os ingressos à venda por R$ 400, alegando que teria despesas altíssimas por ser o mandante da partida. A decisão gerou críticas da CBF e do próprio São Paulo. No final, o jogo será mesmo no Bezerrão, com as entradas a cerca de R$ 100.


O time diretamente interessado neste confronto é o Grêmio, vice-líder com 69 pontos, e que recebe o Atlético-MG, 12º, com 48 pontos, em casa. O Tricolor Gaúcho precisa vencer e secar o São Paulo, para que consiga empatar em pontos com o rival e superá-lo no número de vitórias. Afinal, teria 21 contra 20 do Tricolor Paulista. No entanto, o Galo afirma que, apesar de não ter mais o que disputar esse ano, entrará motivado e disposto a enterrar as chances gremistas.


Libertadores


A disputa por uma vaga na competição mais importante da América do Sul também é alvo nesse domingo. Três clubes competem por duas vagas, sendo que dois deles jogam em casa e, teoricamente, contra adversários sem pretensões no Brasileirão, enquanto outro visita um time desesperado para não cair.


O Palmeiras, 3º com 65 pontos, quer apagar o vexame do ano passado, quando, em casa, contra o Atlético-MG, que não tinha mais ambições no torneio nacional, foi derrotado e perdeu a vaga na Libertadores. Mais uma vez, o Verdão decide seu futuro no Palestra Itália, agora contra o Botafogo, 9º com 50 pontos. A vitória assegura, de vez, o time de Vanderlei Luxemburgo na competição continental. Em caso de empate ou derrota, o Palmeiras seca Cruzeiro e Flamengo.


A Raposa, 4ª com 64 pontos, também está próxima da Libertadores. Para tal, basta superar, em casa, a rebaixada Portuguesa, 19ª com 38 pontos, para a vaga no torneio sul-americano chegar e confirmar a melhor temporada cruzeirense desde 2003, quando o time de Belo Horizonte sagrou-se campeão estadual, da Copa do Brasil e Brasileiro.


O desesperado nessa luta é o Rubro-Negro Carioca, 5º com os mesmos 64 pontos do Cruzeiro, mas atrás no número de vitórias (20 a 18 para os mineiros), que vai a Curitiba encarar o Atlético-PR, que batalha para fugir da degola. Em 16º com 42 pontos, o Furacão precisa vencer para não cair, o que dificultará a vida do Flamengo, que, caso não vença, terá que torcer para que o time azul não bata a Lusa no Mineirão.


Sul-Americana e rebaixamento


O Atlético-PR, curiosamente, pode sair do inferno ao céu com uma vitória. Além de escapar da queda, caso derrote o Flamengo, pode chegar à Copa Sul-Americana. Para tal, deve torcer para que Santos e Fluminense não triunfem no final de semana, para levar, ao menos, a nova vaga aberta ao futebol brasileiro, graças ao título do Internacional na competição, assegurado quarta-feira (3).


O Peixe pode terminar de maneira positiva uma temporada bem aquém da imaginada pelo torcedor. Em 14º com 44 pontos, o Alvinegro Praiano está exatamente na posição que o garante na Sul-Americana devido à conquista colorada. Sem mais chances reais de rebaixamento, o Santos pode se assegurar no torneio continental em caso de vitória ou mesmo empate contra o Náutico, 15º com 43 pontos. Para tal, terá o retorno de Kleber Pereira, que conseguiu ter sua pena reduzida e voltará a campo para, além de ajudar o Peixe a se classificar, disputar a artilharia do Brasileirão.


O Timbu, matematicamente, também pode alcançar a Sul-Americana, caso derrube o Santos na Vila Belmiro. Com isso, iria a 46 pontos e ultrapassaria o próprio adversário. O empate também é bom resultado, pois tecnicamente salva o time pernambucano do rebaixamento. Em caso de derrota, o Náutico torce contra Vasco e Figueirense — que jogam seu futuro em casa.


O Figueira, 17º com 41 pontos enfrenta um Internacional, 6º com 54 pontos, ainda de ressaca pelo título da Sul-Americana. O Colorado deverá poupar o time titular novamente, o que pode ajudar o time catarinense a vencer e, dependendo dos demais resultados, salvar-se na elite brasileira e, no ano que vem, ter a companhia do arqui-rival Avaí na Série A. Só a vitória interessa, pois, em caso de empate ou derrota, o Alvinegro de Florianópolis será rebaixado.


O Vasco é o time em situação mais delicada, e pode repetir uma sina que se repete em todos os Brasileiros, que é a de um clube considerado grande em nível nacional descer de divisão. O Cruzmaltino, 18º com 40 pontos, recebe o Vitória, 10º com 49 pontos, e só pode pensar em vencer para fugir da Série B. Além disso, o Vasco ainda deve torcer contra Figueirense, Atlético-PR e Náutico. Empate ou derrota rebaixam o time da Colina para a Segunda Divisão.


No único jogo da rodada que não tem grande relevância para o campeonato, o Sport, 11º com 49 pontos, já classificado para a Libertadores por ser o atual campeão da Copa do Brasil, enfrenta um Coritiba em desmanche, na 8ª posição com 53 pontos, na Ilha do Retiro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.