O Santos Atlético Clube, conhecido como Clube dos Ingleses, recebe no próximo domingo (17), a partir das 15 horas, as finais da 1ª Copa Nacional Indoor de Tamboréu. As partidas acontecem no Ginásio Poliesportivo pelas categorias “A” masculina (final) e “B” masculina (semi-final e final).
Aos poucos a versão europeia da modalidade, que é genuinamente santista, cai no gosto dos brasileiros. Acostumados com a areia da praia ou o saibro, das quadras dos clubes da região, os atletas agora pretendem domar a bolinha sobre o piso preferido dos europeus: o cimento ou taco das quadras dos ginásios.
A variação ainda traz outras diferenças importantes ao estilo local como a falta da rede no meio da quadra e o modelo do tamboréu de tampo revestido com fibra de nylon, ao invés da madeira, utilizada por aqui.
Outras alterações mais significativas dizem respeito ao tamanho da quadra de jogo (34×16 metros), maior que os 34×10 (do Brasil) e o sistema de pontuação por games, muito parecido com o tênis, onde ganha quem conseguir sete games seguidos (fase de classificação) ou doze (fase final). Já a bolinha utilizada é de borracha sintética, diferente da camurça brasileira.
Finais
Os confrontos finais no próximo domingo serão entre a equipe do Internacional de Regatas e o Cepe 2004/Memorial, pela categoria “A”, e Assojubs/Tropical contra Ópera/Memorial e Cepe 2004 Vermelho contra Cepe 2004 Branco, pelas semifinais da categoria “B”. Os vencedores fazem a final no mesmo dia, com previsão de início para as 17 horas. Já a partida final da “A” deverá começar às 18 horas.
Nomes consagrados do tamboréu nacional estarão em quadra defendendo seus respectivos clubes, como: William Fernandes e Flavio Ratto (Internacional) e Mauricio Simões e Mauricio Fernandes (2004), estes últimos, campeões mundiais da modalidade em 2008 e 2009.