O jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro de 2010, mas no fundo, para o Santos, a partida deste sábado (13), às 19h30, contra o Grêmio, tem validade mesmo para dar alguma dor de cabeça a Adilson Batista, apresentado na terça-feira como novo técnico do Peixe. Afinal, com o time longe da disputa pelo título do Brasileirão e já garantido na Copa Santander Libertadores por ter conquistado a Copa do Brasil, a oportunidade se torna propícia para que jogadores possam ser testados de olho na principal competição do continente.
Com 51 pontos e em sétimo lugar, o Alvinegro Praiano terá a ausência do atacante Neymar, suspenso após levar o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-MG, no último final de semana, e do volante Arouca, que voltou a se lesionar. Sendo assim, Keirrison volta a ganhar chance no ataque, ao lado de Zé Eduardo, e tem a oportunidade de justificar sua contratação, por empréstimo, já que até o momento, fez apenas nove jogos e marcou dois gols. No meio, Adriano e Rodrigo Possebom brigam por vaga ao lado de Rodriguinho e Roberto Brum.
O Grêmio, por sua vez, soma 53 pontos e está um posto acima do Santos, ainda com chances de chegar à Libertadores. O técnico Renato Gaúcho já escalou a equipe, que vem ao litoral desfalcada do lateral direito Gabriel e do zagueiro/volante Vilson. Edilson foi o nome escolhido por Renato para a lateral, enquanto Adilson segue como titular na volância. Dessa forma, o Grêmio vai a campo com Victor; Edilson, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima.
O jogo coloca frente a frente as consideradas duas principais equipes do pré-Copa do Mundo. Santos e Grêmio, após conquistarem os títulos estaduais, enfrentaram-se nas semifinais da Copa do Brasil. No primeiro jogo, vitória gremista por 4 a 3 no Olímpico. Na volta, os Meninos da Vila reverteram a vantagem, fizeram 3 a 1 e carimbaram o passaporte para a final contra o Vitória, vencida pelo Peixe. No Brasileirão, o Santos tambem levou a melhor. Jogando no Olímpico, o Peixe venceu por 2 a 1, de virada. A partida marcou também a lesão de Paulo Henrique Ganso, que o tiraria dos gramados por seis meses.