Dia de importantes decisões para Santos FC e Portuguesa Santista | Boqnews
Foto: Arte Mala

Esportes

05 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Dia de importantes decisões para Santos FC e Portuguesa Santista

Peixe precisa apenas de um empate para ser campeão paulista e Briosa vai em busca de uma vitória para subir de divisão

Por: felipy brandão e vinícius dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A cidade de Santos vai respirar futebol neste domingo (7). Isso porque, Santos FC pode se tornar campeão paulista contra o seu rival Palmeiras e levantar uma taça após 8 anos. Já a Portuguesa Santista enfrenta o Noroeste e basta uma vitória que garantirá o acesso para o Paulistão Série A1 após 18 anos.
No último domingo (31), o Santos FC venceu o Palmeiras pelo placar de 1 a 0 e saiu na frente na final do Campeonato Paulista. O gol foi marcado por Otero. O jogo ocorreu na Vila Belmiro, que por sinal estava lotada para acompanhar a decisão. Além disso, o confronto ficou marcado por presenças ilustres. Antes do início da partida, o craque Neymar Jr, que já vestiu a camisa do Alvinegro Praiano, trouxe a taça do Paulistão até o meio do campo se reunindo com os ídolos do Peixe, Clodoaldo e Pepe.

Clássico da Saudade

Santos e Palmeiras receberam o apelido de Clássico da Saudade. Isso ocorreu pois na década de 1960, depois dos times conseguirem montar elencos fortes na epóca, tendo vivenciado seu auge, com os principais ídolos dos clubes, Ademir da Guia, do Palmeiras e o Rei Pelé, do Santos FC. Na época, o Palmeiras teve Djalma Santos, Julinho Botelho e Servilho. E o Peixe teve craques como Coutinho, Pepe, Dorval.
Falar de Santos e Palmeiras é abordar também confrontos históricos entre esses dois gigantes. Sobre o campeonato paulista, o Verdão possui 25 títulos, aliás, bicampeão paulista, o último no ano pasado contra o Água Santa. Já o Peixe tem 22 taças, a última foi em 2016 contra o Audax. Sobre os duelos no Paulistão, Palmeiras venceu 97 vezes, Santos 55 e ocorreram 45 empates.
Ambos disputam uma final de campeonato pela 8ª vez na história. A vantagem é do alviverde com quatro títulos contra três do Peixe. O Santos FC foi campeão do Torneio Início Extra de 1926, no Torneio Início de 1937 e Campeonato Paulista de 2015. Já o Palmeiras venceu o Torneio Início de 1942, Campeonato Paulista de 1959, a Copa do Brasil de 2015 e a Libertadores de 2020.

Últimos duelos

Pelo Brasileirão de 2023, ambos viveram momentos distintos. Enquanto Peixe caiu para a segunda divisão, o Palmeiras venceu o campeonato. No primeiro turno, o Santos empatou em 0 a 0 com Palmeiras na Vila Belmiro. Já no segundo turno, em mando de campo do Palmeiras na Arena Barueri, o Santos venceu pelo placar de 2 a 1. Por falar em Campeonato Brasileiro, o Santos venceu o Palmeiras 29 vezes, enquanto o rival possui 25 vitórias e ocorreram 27 empates. Já pelo Paulistão desse ano, eles se enfrentaram na fase de grupos no Allianz Parque e a vitória foi do Palmeiras por 2 a 1.

Importância

Segundo o jornalista Alex Sabino, autor do livro O time que Nunca Seria Campeão, normalmente entre os torneios que o Santos jogaria na temporada normal, o Paulista seria o menos importante se comparado com o Brasileiro ou Copa do Brasil. Porém, diante das circunstâncias que o Peixe vive hoje, esse título se tornou de suma importância. “É o único torneio de primeira divisão que o Santos FC pode ganhar esse ano e a principal missão é subir para a Série A do Brasileiro. É mais importante que ganhar o Paulista”.
Além disso, quebraria o jejum que desde 2016, o Santos não ganha um título de expressão. “Um jejum que incomoda bastante a torcida e também tem a questão da auto estima. Santos vem de um rebaixamento traumático e se no primeiro torneio que disputa for campeão contra o Palmeiras, que é o principal clube brasileiro ao lado do Flamengo, e quebrar um tabu, fará muito bem para a autoestima do torcedor e muito bem para o clube”.

Retrospecto geral

Os dois times já se enfrentaram 351 vezes, com 108 vitórias do Santos, 151 vitórias do Palmeiras e 92 empates. O que deixa os santistas mais ansiosos e nervosos pelo jogo é que a decisão ocorre no Allianz Parque, casa do Palmeiras. Em casa, o Verdão possui 10 vitórias e o Peixe venceu apenas uma vez pelo Campeonato Brasileiro de 2017.

Portuguesa Santista

O primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista A2 entre Noroeste e Portuguesa Santista foi 0 a 0 no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru. Para a Briosa avançar para a final, basta uma vitória. Caso do empate, a decisão será nos penâltis.
Além disso, na quarta-feira (3), a Portuguesa Santista informou por meio da sua conta oficial no Instagram que todos os ingressos foram esgotados para o duelo do domingo (7). Os dois times já se enfrentaram esse ano na 8° rodada da primeira fase da A2 e o jogo também terminou empatado, porém com gols, sendo 1 a 1 no Estádio Alfredo de Castilho.
Além disso, nas quartas de final da Copa Paulista de 2023, a Portuguesa Santista também encarou o Noroeste. O primeiro jogo em Bauru foi 1 a 0 para o Norusca e a volta 1 a 0 para a Briosa. Com isso, a decisão foi para os penâltis e a Portuguesa Santista venceu pelo placar de 5 a 3. Sobre o retrospecto geral desse confronto, o Noroeste leva a melhor com 14 vitórias, 9 empates e 7 derrotas para a Briosa.

Idas e vindas

Conforme o radialista e jornalista esportivo Walter Dias, a Portuguesa Santista teve seu primeiro acesso para A1 em 1996 na gestão do presidente Carlos Alberto, sendo a vice-campeã quando dois clubes subiam. Já em 2006, a Briosa caiu para a A2 após péssima campanha, na época, na gestão de João Carlos Vieira.
Desse modo, na gestão de Avelino dos Santos de 2009 a 2011, a Briosa caiu duas vezes ou seja da A2 para a A3 e da A3 para a Segunda Divisão. Contudo, em 2016 subiu da Segunda para a A3, gestão de Lupércio Conde, sendo campeã. Em 2018, gestão de Emerson Coelho que hoje é vice-presidente e diretor de futebol, subiu para A2, sendo vice-campeã.
“Quanto ao time que foi campeão da Copa Paulista e agora com alguns reforços, acho do mesmo nível que disputaram essa competição. Merecem aplausos todos os responsáveis que se dedicaram à instituição da Associação Atlética Portuguesa”, diz.
“Ressalte-se o trabalho do comandante Sérgio Guedes que montou o elenco na Copa Paulista e na A2 e formou uma grande família. Ele tem muitos méritos. A diretoria pegou o clube com dívidas de ex-presidentes e teve e tem que se virar. Uma tarefa árdua”, explica Dias.

Briosa e Peixe

Lembrando que no ano de 2004, ambos times passaram por momentos importantes. Portuguesa Santista fez sua primeira estreia na Copa do Brasil, mas acabou sendo eliminada na primeira fase pelo XV de Novembro de Campo Bom após dois empates. O primeiro jogo no Rio Grande do Sul foi 1 a 1 e a volta em Ulrico Mursa foi 2 a 2. A equipe gaúcha se classificou, pois marcou mais gols fora de casa do que a Briosa. Já o Santos tornou-se campeão brasileiro daquele ano com grandes craques como Elano, Léo e Robinho. O último jogo quando garantiu o título foi a vitória contra o Vasco da Gama por 2 a 1.
A curiosidade é que o mando de campo era do Santos no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto. Isso ocorreu porque o Santos recebeu uma punição do STJD pelos objetos jogados no gramado do Urbano Caldeira. Assim, o alvinegro praiano foi proibido de mandar seus jogos na Vila Belmiro e em qualquer estádio que estivesse a menos de 150 quilômetros de sua sede. O Peixe terminou o Brasileirão com 89 pontos, 27 vitórias, 8 empates e 11 derrotas. Além disso, marcou 103 gols. Nesse período, a Série A e B tinha 24 equipes, portanto eram 46 jogos no total.

Torcedores

De acordo com torcedor da Briosa, Diego Dantas, a expectativa está alta pelo fato do clube estar 18 anos longe da elite do paulista. “Em 2016, estávamos comemorando o acesso da B para terceira divisão, o tempo passou e a gente tem oportunidade novamente de subir à primeira divisão de novo, assim como ocorreu em 1996 ”.
O torcedor santista Matheus Gerlach acredita em um recomeço para o Peixe. “É um misto de esperança em uma renovação rápida, mas a gente se superou muito mais rápido do que esperávamos. Também tem aquele misto de frustração de falar esse é o Santos, é simples, é só fazer o jeito Santos de ser as coisas que a gente não passa o que passou nos últimos três anos e vai passar nesse ano querendo ou não. Até o santista mais otimista não está plenamente feliz. Essa final já é um ganho de esperança”.

Treino aberto

Neste sábado (6), a partir de 9h, os portões do estádio Ulrico Mursa estarão abertos para o último treino da Briosa antes da decisão contra o Noroeste. Assim como, o Santos FC também decidiu fazer um treino aberto no sábado, às 16h30, na Vila Belmiro. O acesso será gratuito aos torcedores que desejam empurrar o time na véspera do confronto.
A expectativa é de que a Vila Belmiro esteja lotada no sábado para mandar um recado positivo aos jogadores. Os portões do estádio do Santos serão abertos duas horas antes do início da atividade em campo.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.