Gabriel Brazão, goleiro do Santos, ocupa o topo do ranking de defesas entre as principais ligas do futebol mundial em 2025. Segundo dados da plataforma Sofascore, o atleta de 24 anos realizou 94 defesas na temporada, superando nomes como Thibaut Courtois, do Real Madrid, e Yan Sommer, da Inter de Milão.
O levantamento inclui as 20 ligas mais acompanhadas do mundo, como Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Brasil, além de competições em países como Arábia Saudita, Estados Unidos e Argentina.
Confira os líderes em defesas no ano:
Gabriel Brazão (Santos) – 94
Yehvann Diouf (Reims) – 92
Nahuel Guzmán (Tigres) – 89
João Ricardo (Fortaleza) – 87
Thibaut Courtois (Real Madrid) – 85
Yan Sommer (Inter de Milão) – 82
Lucas Arcanjo (Vitória) – 81
Apesar do destaque individual, o Santos vive momento delicado no Campeonato Brasileiro. A equipe ocupa a 18ª colocação, com oito pontos em dez rodadas. O Juventude, 19º colocado, tem a mesma pontuação e um jogo a menos.
Brazão chegou ao Santos em fevereiro de 2024 e conquistou a titularidade durante a Série B. Na vitória por 1 a 0 sobre o Vitória, em Salvador, ele fez oito defesas e garantiu o resultado positivo.
O bom desempenho atraiu o interesse de clubes europeus. Porto, Galatasaray e Chelsea acompanham a evolução do goleiro. A multa rescisória está fixada em 70 milhões de euros, cerca de R$ 445 milhões.
O Santos volta a campo na quarta-feira, às 19h, para enfrentar o RB Leipzig em amistoso internacional. A partida será disputada no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. O clube alemão terminou a última temporada na sétima colocação da Bundesliga.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.