O Santos recebe nesta quarta-feira (13), às 22 horas, na Vila Belmiro, o Internacional, em partida que, na verdade, é válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo estava marcado para agosto, mas, a pedido do Inter, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou a data do embate, para que o Colorado pudesse se preparar para as partidas da decisão da Copa Libertadores, contra o Chivas Guadalajara-MEX. Os gaúchos sagraram-se campeões.
Com 45 pontos, o Peixe pode alcançar, em caso de vitória, os 48 pontos e ficar somente seis atrás do Cruzeiro, atual líder da competição, mantendo-se de vez na briga pelo título nacional. Qualquer resultado que não deixe três pontos na Vila será negativo para o Alvinegro Praiano, tendo em vista que o time já terá se equiparado, em número de partidas disputadas, com os demais rivais. O Inter, por sua vez, soma 47 pontos e pode terminar a rodada adiada a apenas quatro dos mineiros.
O Santos virá para partida com uma novidade em relação a equipe que bateu o Atlético-PR no final de semana: Edu Dracena. O zagueiro e capitão da equipe volta após se recuperar de uma lesão no joelho direito e deixará Vinícius Simon no banco. O técnico interino Marcelo Martelotte também confirmou o lateral esquerdo Léo como titular, mantendo Alex Sandro como opção no banco de reservas. Zé Eduardo segue como titular no ataque, ao lado de Neymar.
Já o Inter vem bastante desfalcado. As ausências mais sentidas são as dos meias Giuliano e Andres D´Alessandro, que defenderam as seleções brasileira e argentina, respectivamente, nos últimos amistosos internacionais. Os atacantes Alecsandro e Leandro Damião também estarão fora, suspensos. Desta forma, o técnico Celso Roth sinalizou escalar o experiente Ilan (ex-Atlético-PR e Saint Etienne-FRA) e o jovem Guto à frente.
A partida também coloca alguns números em jogo, boa parte deles favoráveis ao Santos. O Peixe nunca perdeu para clubes gaúchos em Campeonatos Brasileiros, e nos últimos 12 confrontos com o Internacional na Vila Belmiro, foram 10 vitórias e dois empates. O último deles, aliás, na temporada passada, em um emocionante 3 a 3. No entanto, o jogo anterior entre santistas e colorados terminou com triunfo gaúcho por 3 a 1, no Beira Rio.
FICHA TÉCNICA
SANTOS X INTERNACIONAL
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: Quarta-feira (13 de outubro)
Horário: 22 horas
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (Asp.Fifa-PE)
Assistentes: Márcia Lopes Caetano (Fifa-RO) e Jossemmar José Diniz Moutinho (PE)
SANTOS: Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Roberto Brum, Arouca, Danilo e Alan Patrick; Neymar e Zé Eduardo
Técnico: Marcelo Martelotte (interino)
INTERNACIONAL: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Derley, Glaydson, Guiñazu e Marquinhos; Guto e Ilan
Técnico: Celso Roth