São Paulo é hexacampeão | Boqnews

Esportes

08 DE DEZEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

São Paulo é hexacampeão

Salve o Tricolor Paulista. Pela sexta vez na história e terceira consecutiva, o São Paulo conquistou o título de campeão brasileiro. Título esse dado como perdido há 18 rodadas atrás, quando chegou a ficar 11 pontos atrás do Grêmio, então líder e agora vice-campeão nacional. A conquista foi confirmada com a vitória por 1 a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Salve o Tricolor Paulista. Pela sexta vez na história e terceira consecutiva, o São Paulo conquistou o título de campeão brasileiro. Título esse dado como perdido há 18 rodadas atrás, quando chegou a ficar 11 pontos atrás do Grêmio, então líder e agora vice-campeão nacional. A conquista foi confirmada com a vitória por 1 a 0 frente ao Goiás, em Gama (DF), e mesmo o triunfo dos gaúchos sobre o Atlético-MG por 2 a 0 não foi suficiente para tirar o troféu do Morumbi.


O Palmeiras, por sua vez, se despediu de maneira regular. Apesar de perder para o despretensioso Botafogo por 1 a 0, em pleno Palestra Itália, o Verdão foi beneficiado pelo tropeço do Flamengo e conseguiu a última vaga possível para a Libertadores da América. Ainda assim, o time de Vanderlei Luxemburgo terá que passar pela fase seletiva e encarar o terceiro representante do futebol boliviano para chegar ao estágio de grupos da competição.


E o Santos? Em uma partida em que o foco foi ajudar Kleber Pereira a se consagrar artilheiro e, de quebra, garantir vaga na Copa Sul-Americana, nada foi obtido. Com a vitória do Atlético-PR sobre o Flamengo e o empate do Fluminense com o Ipatinga, o time da Vila Belmiro, que ficou no 0 a 0 com o Náutico, acabou ficando de fora de qualquer competição internacional para 2009.


A rodada


Goiás (8º, 53 pontos) 0 x 1 São Paulo (1º, 75 pontos)


Só deu São Paulo na partida que definiu o título. Apesar de o Goiás ter assustado em duas jogadas ao longo da primeira etapa, o Tricolor foi mais efetivo, e, após cobrança de falta de Rogério Ceni e rebote de Harlei, Borges, impedido, marcou o gol do título. Com o Esmeraldino sem motivação no segundo tempo, coube ao experiente time paulistano administrar o inédito hexacampeonato. A vitória ainda assegurou o São Paulo no grupo 4 da Libertadores, com o Defensor Sporting (URU), o segundo representante da Colômbia e o vencedor do confronto entre o terceiro representante da Colômbia e o Peñarol (URU).


Grêmio (2º, 72 pontos) 2 x 0 Atlético-MG (12º, 48 pontos)


Com um apoio de mais de 40 mil pessoas, o Grêmio, principalmente no segundo tempo, fez a sua parte no que dizia respeito à disputa pelo título. Tcheco, de pênalti, e Soares marcaram os tentos do Tricolor, que fez sua melhor campanha desde 2003 e voltou a quebrar os prognósticos que colocavam o time como candidato ao rebaixamento. A vitória levou o Grêmio ao grupo 7 da Libertadores, com o Aurora (BOL), o Boyaco Chicó (COL) e o vencedor do confronto entre o terceiro representante mexicano e a Universidad do Chile (CHI).


Cruzeiro (3º, 67 pontos) 4 x 1 Portuguesa (19º, 38 pontos)


A vaga na Libertadores ficou extremamente arriscada ao Cruzeiro, quando Athirson fez 1 a 0 para a Lusa, já rebaixada, em pleno Mineirão. Mas o time paulista não resistiu à incansável pressão celeste, e, com gols de Thiago Ribeiro, Wanderley e Fernandinho (2), o time da Toca da Raposa se assegurou na competição sul-americana, e terá pela frente o Deportivo Sucre (BOL), o terceiro representante do futebol equatoriano e o vencedor do jogo entre o quarto representante do Equador contra o terceiro do Paraguai.


Palmeiras (4º, 65 pontos) 0 x 1 Botafogo (7º, 53 pontos)


Mais uma vez, o Palmeiras perdeu o jogo decisivo da temporada em casa. Com uma diferença em relação a 2007: dessa vez, por incompetência dos adversários, o Verdão está na Libertadores – ou melhor, na Pré-Libertadores. Wellington Paulista fez o gol que colocou o Alviverde no 4º lugar. E, além de ter que passar pela seletiva, o time do Palestra Itália terá ainda uma dura missão na fase de grupos, caso passe. Pela frente, estarão ninguém menos que a LDU Quito (EQU), atual campeã do torneio, o Sport Recife, equipe que fez o Palmeiras de freguês na temporada, e o segundo representante do Chile.


Santos (15º, 45 pontos) 0 x 0 Náutico (16º, 44 pontos)


O jogo foi todo em torno de Kleber Pereira, e parece que o Santos esqueceu que poderia chegar à Copa Sul-Americana. Resultado: nem Kleber foi artilheiro isolado, nem o time atingiu à competição e manteve uma seqüência de participações internacionais que vinha desde 2003. O empate foi ótimo para o Náutico, que se livrou, mais uma vez, do rebaixamento. Pior para o Figueirense, que, pelo saldo de gols, viu o Timbu escapar e, com isso, desceu para a Segundona.


Atlético-PR (13º, 45 pontos) 5 x 3 Flamengo (5º, 64 pontos)


Caio Júnior, mais uma vez, deixou a vaga para a Libertadores escapar na última rodada. O Flamengo se despediu de forma triste do Brasileirão, com a goleada sofrida, sem ao menos ter tido chance de se recuperar na partida. Toró (contra), Rafael Moura , Júlio César, Zé Antônio e Alan Bahia (ex-jogador do próprio Flamengo) trataram de tirar o Rubro-Negro carioca da Libertadores e os colocaram na mesma roda que o Furacão estará em 2009: na Sul-Americana. Marcelinho Paraíba fez os três gols flamenguistas, mas não conseguiu dar ao time da Gávea a vaga na Libertadores. Festa, apenas com a queda do maior rival.


Vasco da Gama (18º, 40 pontos) 0 x 2 Vitória (10º, 52 pontos)


E o Gigante da Colina desabou. Em casa. E para um time que, há seis anos, já rebaixara outro grande: o Palmeiras. O Vasco da Gama jogará a segunda divisão nacional em 2009. Leandro Domingues e Adriano fizeram os tentos que rebaixaram o Cruzmaltino. O jogo marcou também a despedida de Edmundo dos gramados.


Figueirense (17º, 44 pontos) 3 x 1 Internacional (6º, 54 pontos)


O Figueirense lutou bravamente, buscou o resultado e viu o treinador Pintado chegar a sua terceira vitória consecutiva em três jogos no comando do clube. No entanto, o empate do Náutico com o Santos e a vitória do Atlético-PR sobre o Flamengo selaram o rebaixamento do time catarinense. Marquinho, Rafael Coelho e Cleiton Xavier marcaram para o Figueira, e Talles fez o gol colorado. Para piorar, o Alvinegro de Florianópolis terá que ver o arqui-rival Avaí na elite brasileira em 2009.


Fluminense (14º, 45 pontos) 1 x 1 Ipatinga (20º, 35 pontos)


O que se imaginava ser um jogo fácil, ficou complicado, mas o Fluminense atingiu seu objetivo, que era o de se assegurar na Sul-Americana e fazer de Washington artilheiro do Brasileirão, ainda que ao lado de Keirrison e Kleber Pereira, com 21 gols. Foi ele que assinalou o tento tricolor na partida. Adeílson chegou a assustar, abrindo o placar para os mineiros, que, em 2009, terão pela frente as disputas das segundas divisões estadual e nacional.


Sport (11º, 52 pontos) 4 x 3 Coritiba (9º, 53 pontos)


Curiosamente, o jogo mais despretensioso da rodada foi o que teve mais gols. Wilson, do Sport, foi o destaque com três dos tentos rubro-negros. Durval fez o outro gol recifense. Keirrison, também artilheiro com 21 gols, Marlos e Rodrigo Mancha marcaram para o Coritiba. O Sport, em 2009, disputará a Libertadores, e estará no grupo da campeã LDU Quito, do segundo representante do futebol chileno, e talvez do Palmeiras, caso o Verdão passe pelo adversário proveniente da Bolívia.


Séries A, B e C


Substituirão Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga na Série A brasileira em 2009, as equipes do Corinthians, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri. Foram rebaixados para a Série C Marília, Gama, Criciúma e CRB. Para os lugares desses clubes, foram promovidos Atlético-GO, Guarani, Campinense e Duque de Caxias.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.