A Federação Paulista de Futebol (FPF) sorteou nesta terça (22) as chaves da Série A1 do Campeonato Paulista de 2020.
Atual campeão, o Corinthians está no Grupo D, o mesmo de Guarani, Bragantino e Ferroviária.
Vice em 2019, o São Paulo caiu no Grupo C. Está ao lado de Ituano, Mirassol e Inter de Limeira, segunda colocada na Série A2 (segundo nível do futebol paulista) e de volta à primeira divisão após 14 anos.
Já o Palmeiras encabeça o Grupo B, com Botafogo de Ribeirão Preto, Santo André (campeão da A2) e Novorizontino, que pela quinta temporada seguida caiu na mesma chave do verdão.
Por fim, o Santos está no Grupo A, com Ponte Preta, Oeste e Água Santa, terceiro na Série A2 deste ano.
O time de Diadema assumiu o lugar do Red Bull Brasil, rebaixado ao segundo escalão do estadual já que a empresa Red Bull, agora responsável também pelo Bragantino. Assim, não poderia manter dois clubes na primeira divisão.

Foto: Divulgação/FPF
O campeonato
Na primeira fase os clubes enfrentam os rivais que estão nas outras chaves. Ou seja, o duelo contra algum time do mesmo grupo só ocorrerá nas quartas-de-final.
A diferença para a última edição é que, pelo torneio ter 16 datas (contra 18 deste ano), quartas e semifinais serão disputadas em jogo único.
Será, portanto, na casa da equipe de melhor campanha e com renda dividida.
Apenas a final terá partidas de ida e volta. Além disso, as duas piores campanhas no geral serão rebaixadas à Série A2 de 2021.
O modelo foi aprovado em congresso técnico realizado antes do sorteio na sede da FPF.
Além disso, o congresso definiu que cada clube poderá inscrever até 26 atletas na chamada “lista A” (número que desagradou às equipes grandes, que defendiam o limite em 30 nomes) e um número ilimitado de jogadores formados na base na “lista B”.
O Paulistão começa em 22 de janeiro, com a final marcada para 26 de abril.