Após estrear no comando do Santos com um empate contra o Fluminense, o técnico Juan Pablo Vojvoda terá duas semanas sem jogos para trabalhar com o elenco. A pausa ocorre por conta da Data Fifa, e o próximo compromisso do Peixe será apenas no dia 14 de setembro, diante do Atlético-MG, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Durante esse período, o argentino busca aprofundar o conhecimento sobre os jogadores disponíveis, recuperar atletas em tratamento e acelerar a adaptação dos reforços que chegam ao clube até o fim da janela de transferências.
“Vou utilizar essa data para treinar e continuar conhecendo os jogadores. Talvez seja a possibilidade de conhecer dois ou três jogadores novos que vão chegar nesta janela, que vai fechar na terça-feira. Sempre é importante ter o tempo com os jogadores”, afirmou Vojvoda após a estreia.
Entretanto, o único desfalque confirmado neste período é o volante Tomás Rincón, convocado pela seleção da Venezuela para as Eliminatórias da Copa do Mundo.
Reforços ganham atenção
O Santos acertou a contratação de três atletas: o zagueiro Adonis Frías, do León (México), o meia Victor Hugo, do Flamengo, e o atacante Lautaro Díaz, do Cruzeiro. Frías chega em definitivo, enquanto os outros dois vêm por empréstimo.
Contudo, a defesa segue como setor mais vulnerável, com Gil próximo de deixar o clube, Zé Ivaldo com situação indefinida e Luisão em fase instável. No meio, Victor Hugo chega com a missão de dar mais versatilidade ao setor. Já no ataque, Lautaro Díaz tenta resolver a falta de gols, que afeta nomes como Tiquinho Soares e Deivid Washington.
Prioridade é entender o elenco
Vojvoda teve poucos dias de treino antes da estreia e optou por escalar atletas que conhecia melhor, como Escobar e Barreal. A expectativa agora é ampliar o leque de opções, incluindo jovens da base, como Souza, Gabriel Bontempo e Robinho Jr.
Além disso, o treinador trabalha para liberar jogadores do departamento médico. O zagueiro João Basso está próximo de retornar aos treinos, e Willian Arão ainda se recupera de um edema muscular na panturrilha.
Ajustes táticos em foco
Na primeira semana, Vojvoda priorizou o sistema defensivo após a equipe sofrer oito gols em dois jogos. Agora, o foco se volta para o setor ofensivo. O técnico quer um time com posse de bola, passes verticais e mais pressão na saída do adversário, como demonstrado no segundo tempo do jogo contra o Fluminense.
Além disso, o objetivo do argentino é construir um Santos mais equilibrado e agressivo, que consiga se impor dentro e fora de casa, já começando pelo desafio contra o Atlético-MG em Belo Horizonte.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.