A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto abriu inscrições para o 2º Prêmio de Fotografia Artística Benedicto Calixto 2025, que reconhece e valoriza a fotografia como uma linguagem artística capaz de refletir os desafios e as belezas do mundo contemporâneo. Dessa forma, neste ano, o tema é “Natureza em movimento: o olhar artístico sobre a vida e o território”. O prêmio convida fotógrafos a capturar, com sensibilidade e criatividade, a relação entre mobilidade e preservação ambiental, especialmente no contexto do bioma da região costeira brasileira.
As inscrições são gratuitas, totalmente online, e vão até 30 de outubro de 2025. Podem participar fotógrafos maiores de 18 anos, residentes no Brasil, sejam profissionais ou amadores. Cada participante pode enviar até cinco fotografias individuais. Dessa forma, as imagens devem dialogar diretamente com o tema proposto.
Uma comissão especializada avaliará as obras entre 1º e 30 de novembro de 2025, considerando critérios como adequação ao tema, criatividade, originalidade, qualidade técnica e impacto artístico. A Pinacoteca divulgará os resultados em 10 de dezembro de 2025, no site e nas redes sociais.
Serão selecionados três fotógrafos, com cinco obras cada, totalizando 15 fotografias premiadas. Além disso, as imagens integrarão uma exposição oficial na Sala Santos da Pinacoteca Benedicto Calixto, com abertura prevista para março de 2026. Portanto, os autores receberão certificados durante a cerimônia de premiação, marcada para 17 de dezembro de 2025, na Pinacoteca, em Santos.
O prêmio faz parte da programação da 3ª edição do projeto Arte na Pinacoteca, uma ação cultural do Ministério da Cultura com patrocínio de Ecovias Imigrantes, Instituto Rumo, Rumo, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG e G. Pierotti. Leila Gazzaneo assume a direção executiva, e Fábio Luiz Salgado assume a produção executiva,