“A História do Porto de Santos” será lançado no Museu do Porto | Boqnews
Foto: Felipy Brandão

cultura

30 DE OUTUBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

“A História do Porto de Santos” será lançado no Museu do Porto

Livro escrito pelo jornalista e historiador Sérgio Willians explora as diferentes fases do Porto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Menos de 20 dias após o primeiro lançamento “A história da Santa Casa da Misericórdia de Santos”, o jornalista e historiador Sérgio Willians apresentará sua segunda grande obra: A História do Porto de Santos.

Com 416 páginas e mais de 350 imagens históricas, o livro é chancelado pela Lei Rouanet, contando com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, Ecoporto e DP World, além do apoio das agências de navegação Grieg e Unimar e do Sindicato das Agências Marítimas do Estado de São Paulo (Sindamar).

O projeto leva a assinatura do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e do Memória Santista, como realizadores.

Sendo assim, o lançamento ocorrerá no Museu do Porto, local escolhido por representar a memória do maior porto da América Latina.

O livro também foi organizado em capítulos temáticos. A primeira parte aborda os momentos iniciais da instalação do porto, voltada ao escoamento da produção de cana-de-açúcar no período colonial.

Em seguida, a obra explora as diferentes fases do Porto, como o “Porto do Ouro” e o “Porto do café”, destacando sua evolução impulsionada pela riqueza da rubiácea brasileira. Assim como na obra sobre a Santa Casa, Sergio considera este trabalho como o mais abrangente e completo já escrito sobre o Porto de Santos, incluindo dados estatísticos desde o final do século XIX, abrangendo carga, movimentação de passageiros e fluxo de embarcações.

“Sem sombra de dúvida, este livro será a maior referência sobre a história do Porto de Santos. Destrinchamos cada item, fato e serviço realizado no porto, desde a formação da concessão, em 1888, que culminou na criação da Companhia Docas de Santos. Também exploramos a evolução do porto com os projetos de ocupação do Valongo, Paquetá, Outeirinhos, e as margens direita e esquerda, além da Ilha Barnabé”, explica Sergio Willians.

A História do Porto de Santos

O livro aborda ainda temas como dragagem, praticagem, serviços de reboque, a Usina de Itatinga, a Pedreira do Jabaquara e as iniciativas sociais e de saúde promovidas pela Companhia Docas em benefício de seus trabalhadores. Além disso, há um espaço dedicado à história dos dirigentes do porto desde o final do século XIX.

Desse modo, Willians revela que passou cerca de dois anos mergulhado em fontes primárias fundamentais, como os relatórios da Companhia Docas de Santos, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e da Autoridade Portuária. “Também analisamos centenas de milhares de páginas de jornais, revistas, plantas e outros documentos que nos ajudaram a elucidar essa história tão rica quanto o próprio Porto de Santos”, conclui o autor.

No lançamento, o livro estará à venda ao preço de R$ 250,00 e poderá ser encontrado posteriormente no próprio Instituto Histórico e Geográfico de Santos (www.ihgs.com.br), telefone (13) 3222-5484.

Programa Jornal Enfoque

Além disso, confira a participação do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS) Sérgio Willians no programa Jornal Enfoque desta quarta-feira (30).

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.