Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Santos terão a oportunidade de conhecer o imponente Casarão Branco da orla, símbolo da cultura da cidade, esta semana. Na quinta-feira (11/04), no período da manhã, das 9h30 às 11 horas, a visita será feita por cerca de 30 alunos da UME Prof. Maria Helena Roxo. Na sexta (12/04), na parte da tarde, das 14h30 às 16 horas, será a vez dos 40 alunos do Florestan Fernandes conhecerem o local.
A iniciativa faz parte do Projeto Arte na Pinacoteca – 2ª Edição, que destaca-se como um marco cultural em Santos, impulsionada pelo Ministério da Cultura e apoiada por patrocinadores como Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. PIEROTTI. Promovido pela Fundação Benedicto Calixto, sob a gestão da Weimar Cultural, o projeto se firma como uma iniciativa exemplar na democratização cultural, oferecendo exposições, palestras e oficinas gratuitas, além de visitações especiais para alunos de escolas públicas, enfatizando a importância da arte e cultura acessíveis.
A visita monitorada das escolas tem como objetivo promover e disponibilizar a crianças e adolescentes manifestações culturais diversas e democratizar e estimular o consumo da arte na região. Essa sinergia entre o setor público, privado e a comunidade evidencia um compromisso com a educação e o desenvolvimento social, promovendo um vasto leque de manifestações culturais para um público diversificado.
Durante os encontros, os estudantes terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Pinacoteca, instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos; a obra e exposição permanente de Benedicto Calixto, pintor que dá nome ao espaço; o recém-inaugurado Espaço Armando Sendin, em homenagem a um dos mais prestigiados artistas plásticos brasileiros de renome internacional e com ligações em Santos; e a exposição “A Arte da Natureza”, com obras de seis renomados artistas visuais contemporâneos: José Roberto Aguilar, Jaider Esbell, Mário Ishikawa, Hélio Melo, Gilberto Salvador e Claudio Tozzi. Além da visita guiada, os alunos das escolas municipais participam de oficinas culturais e contação de histórias.
A exposição “Arte da Natureza” é aberta ao público e pode ser visitada até 15 de abril, na Pinacoteca de Santos. Inclusiva, a mostra tem acesso para cadeirante, braille, libras e audiodescrição.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.