Com o tema De Garoto a Waldir Azevedo, o Clube do Choro de Santos celebra esses dois grandes ícones do estilo no mundo, com ampla programação para marcar o Dia Estadual do Choro.
A data foi instituída em 2008, pela Lei Estadual nº 13.447, e é comemorada todo 28 de junho, em razão do nascimento do compositor e multi-instrumentista Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto.
O artista é considerado um pai da escola musical do bandolim, do moderno violão brasileiro e da bossa nova.
A programação homenageia também o consagrado cavaquinista Waldir Azevedo, que neste ano completaria o centenário.
“Celebrar o Dia Estadual do Choro é fortalecer o patrimônio imaterial do Brasil”, garante Luiz Pires, vice presidente do clube. A programação tem início no próprio dia 28, quarta- feira, às 20 horas, no Teatro Guarany, com o show Choro em Orquestra. O espetáculo com direção musical de Arizinho 7 Cordas e Caio Forster terá participação de mais de 20 instrumentistas e da cantora Preta Jô.
A formação tem piano, flautas, saxofones, clarinete, violões, cavaquinhos, violino, viola, bandolim e pandeiro, com composições de Garoto no repertório.
No dia seguinte a atração será na sede do clube, com o espetáculo Regional do Clube – Homenagem ao Centenário de Waldir Azevedo, também às 20 horas.
O cavaquinista é compositor de canções imortais, como Brasileirinho, Delicado e Pedacinhos do Céu. Waldir deixou mais de 200 gravações instrumentais e cerca de 70 composições. Além disso, no sábado, também na sede, às 15 horas, será realizado um painel para debater o tema Patrimônio Cultural como propulsor de uma economia sustentável.
Assim, a programação encerra com uma grande apresentação musical de Alessandro Penezzi e Luizinho 7 Cordas, a partir das 18 horas.
Portanto, todas as atividades possuem entrada franca.
Onde fica
Dia 28/06 (quarta) – Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100)
20h – Cerimonial de abertura
20h30 – Show Choro em Orquestra – direção musical de Arizinho 7 Cordas e Caio Forster
Dia 29/06 (quinta) – Clube do Choro de Santos (bulevar da Rua XV de Novembro, 68)
20h – Show Regional do Clube – Homenagem ao Centenário de Waldir Azevedo
Dia 01/07 (sábado) – Clube do Choro de Santos (bulevar da Rua XV de Novembro, 68)
15h – Painel de diálogo – Tema: Patrimônio Cultural como propulsor de uma economia sustentável.
Mediação
Arminda Augusto, jornalista e gerente de projetos e relações institucionais do Grupo A Tribuna de comunicação.
Convidados
Portanto, os convidados são, Ricardo Andalaf, arquiteto e urbanista, mestre em ecologia urbana e especializado em Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Arquitetônico: apresentação das potencialidades e planos de ampliação do clube do choro para construção de um centro cultural.
Danilo Nunes, superintendente do Iphan/SP, historiador, cantor, compositor e caiçara: Quais são as ações que já estão sendo realizadas e perspectivas de mais investimentos e ações?
Audrey Kleys, jornalista e atual secretária municipal de Desenvolvimento Social: Quais as ações que estão sendo realizadas para revitalização do centro histórico e também as ações em relação a cidadania e direitos humanos para as pessoas em situação de rua no centro histórico da cidade.
18h – Show de encerramento com Alessandro Penezzi e Luizinho 7 Cordas
Acompanhe as novidades no instagram: @chorodesantos