A Apple anunciou hoje dois novos modelos de iPhone, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. Como esperado, a maior novidade é o tamanho dos aparelhos, um com tela de 4,7 polegadas e outro com tela de 5,5 polegadas.
A resolução das telas também mudou e agora leva o nome comercial de Retina HD. O menor tem resolução de 1.334 pixels x 750 pixels e o maior 1.920 pixels x 1.080 pixels.
Acostumada a liderar tendências no mercado, a Apple desta vez está correndo atrás de um tendência mundial. A consultoria Canalys Research estima que 34% dos smartphones vendidos globalmente no primeiro trimestre do ano tinham tela acima de 5 polegadas.
Já a consultoria BI Research prevê que em 2019 1,5 bilhão de celulares grande serão vendidos, o equivalente a 59% do mercado.
O design ficou mais arredondado, aproximando o iPhone do iPad Air. E a espessura diminuiu em relação ao iPhone 5s, (que tinha 7,6 milimetros). O iPhone 6 tem 6,8 milímetros de espessura e o Plus 7,1 milímetros.
O iPhone 6 Plus também já apresenta mudanças na interface do iOS, pois pode ser usado na horizontal, como acontece com no iPad.
Internamente, os aparelhos ganharam melhorias. Agora, eles levam o processador Apple A8, segunda geração dos chips de 64 bit da companhia. Segundo a empresa, ele é 25% mais rápido e 50% mais potente no processamento de gráficos.
O chip é 13% menor que o seu antecessor o A7. A Apple não falou em memória, mas sites estrangeiros especulam que os novos telefones tenham mantido o 1 Gbyte de memória.
A bateria, segundo a empresa, tem duração similar a do iPhone 5s. O iPhone 6 é capaz de 14 horas de conversa pelo 3G. No Plus, o número é de 24 horas.
Apple Watch
Depois de anos de especulação, a Apple aderiu a onda dos relógios inteligentes, o Apple Watch. Ao contrário do Moto 360, da Motorola, o relógio é retangular e lembra o iPod nano.
A tela de safira -vidro ainda mais resistente do que o Gorilla Glass, que cobre o iPhone e outros smartphones concorrentes- é sensível ao toque, e o aparelho reconhece diferentes níveis de força. Ele sabe detectar um leve toque ou uma apertada com mais pressão na tela.
O aparelho conta com corpo de metal e pulseiras de materiais variáveis (couro, metal, borracha). O acabamento pode ser dourado e prateado.
Assim como o iPhone 6, ele vem em dois tamanhos.
A interface é nova, apresentando os aplicativos em pequenos círculos.
Claro, uma das principais funções é o monitoramento de dados relacionados a saúde e exercícios físicos. O aparelho, porém, carece de GPS.
O Apple Watch é a primeira classe nova de aparelhos lançada pela Apple desde a morte de Steve Jobs. A última vez que a empresa entrou em um novo segmento foi com o iPad em 2010.