Ter uma casa que seja segura para a criança brincar, um quintal repleto de verde, brinquedos de madeira e lugar para mexer com tinta, sem deixar de lado o dever de casa e ainda preparar uma comidinha fresquinha todo dia. O que parece um sonho para muitas famílias será uma rotina no Casulo Cultural, um espaço de contraturno escolar que abre as portas nesta sexta-feira (17), das 16 às 19 horas, à Rua Pasteur, 102, no Gonzaga, em Santos. No mesmo local, outro sonho ganha forma: o Espaço Chefe de Papinha, sob o comando da consultora em alimentação infantil Nathália Donato.
O Casulo Cultural é um local pensado para crianças a partir de 4 anos de idade, que oferece atividades extracurriculares, ricas em aprendizado, para que elas desenvolvam suas habilidades de maneira criativa e livre. A necessidade de ver os três filhos interagirem de maneira mais lúdica motivou a engenheira e pedagoga Alice Braga a criar o serviço, cujo foco é a cultura infantil.
“Abdiquei da engenharia química para me dedicar à maternidade. Ao invés de mergulhar no doutorado, eu devorava livros sobre pedagogia e aprendizagem. Fiz Pedagogia, estagiei em duas escolas e confirmei que era nesse universo que eu queria estar. Mas meu olhar é para a necessidade do brincar, de dar espaço e asas à imaginação das crianças”.
Dessa forma, o Casulo Cultural oferece aulas de arte, música, culinária, circo, corpo/expressão e laboratório de engenhocas. As crianças serão inseridas em circuitos motores, jogos de tabuleiros, jogos cooperativos e todo tipo de brincadeira tradicional. “Será um espaço livre para o brincar, mas com desafios motores e cognitivos, contato com a natureza e um pouco de ócio também. Porque, às vezes, também é preciso apenas não fazer nada”, detalha Alice.
Um diferencial será o apoio pedagógico com duas professoras, uma em cada período, que irão auxiliar na execução das tarefas da escola, na preparação para provas e na revisão do conteúdo escolar. As atividades do Casulo Cultural serão oferecidas de segunda a sexta-feira, em dois períodos, das 7h30 às 12h30 e das 12h30 às 18 horas. Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, será realizada a Semana da Casa Aberta, para quem tiver interesse conhecer a proposta e o espaço, das 7h30 às 18 horas.
Chefe de papinha
A cereja do bolo, literalmente, fica por conta das refeições oferecidas às crianças e preparadas pela Chefe de Papinha, que comandará também as oficinas culinárias, os cursos sobre o tema e o bufê para festas infantis no local. Nathália Donato, chef consultora em alimentação infantil, leva toda sua expertise do trabalho que realiza há 3 anos orientando famílias e escolas a fazer comida saudável e sem complicação.
Na cozinha da Chefe de Papinha tudo foi pensado para a criança. Quem frequentar um dos períodos no Casulo Cultural fará aula de culinária às quartas-feiras, aprendendo receitas na prática e descobrindo a importância de descascar mais e desembalar menos.
“Tudo o que a Chefe de Papinha já oferecia continua, só que em um local todo planejado para a aprendizagem infantil, com utensílios que atraem os pequenos para esse universo e oferecem segurança ao mesmo tempo. Eles irão colocar a mão na massa, acompanhando todos os preparos da receita”. Nesse conceito, as crianças verão de onde vem um tempero, por exemplo, colhendo-o da horta no quintal, higienizando-o e usando na receita. Depois, vão experimentar o que foi preparado, aumentando o interesse por novos alimentos e diminuindo a estranheza diante do famoso ‘verdinho’, entre outros.
Serviço
O que: Inauguração do Casulo Cultural e do Espaço Chefe de Papinha
Quando: 17 de fevereiro (sexta-feira)
Que horas: das 16 às 19 horas
Onde: Rua Pasteur, 102, Gonzaga, em Santos