Charlatanismo quântico: o que de fato a física tem a ver com isso | Boqnews

Comportamento

03 DE ABRIL DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Charlatanismo quântico: o que de fato a física tem a ver com isso

As teorias da Física Quântica são fascinantes. Para quem gosta de pensar fora da caixa, conteúdos sobre o tema estão disponíveis gratuitamente no Responde Aí

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As teorias da Física Quântica são fascinantes.

Para quem gosta de pensar fora da caixa, conteúdos sobre o tema estão disponíveis gratuitamente no Responde Aí

Física Quântica é uma das áreas mais desafiadoras e instigantes da Física.

O estudo é voltado para analisar e descrever como se comportam os componentes de dimensões bem reduzidas, como átomos, moléculas e partículas subatômicas.

Dessa forma, foi possível chegar a algumas descobertas, como por exemplo, compreender os mecanismos dos decaimentos radioativos e do efeito fotoelétrico, além da produção do raio-X e as emissões de luz pelos átomos.
As leis da física são diferentes na Física Quântica.

Ao se tratar de mecanismos tão reduzidos, como átomos e moléculas, é impossível dizer exatamente onde o objeto está, ou a sua real velocidade.

Todas as medidas apuradas são expressas em probabilidades, algo inerente à natureza da Física Quântica.

Obviamente, por essas características, a Física Quântica se tornou, durante muitos anos, uma incógnita, uma ciência de difícil compreensão.

Não são poucos os casos de físicos que chegaram a duvidar, questionar, e até mesmo negar os estudos feitos na área.

Sendo assim, diversas teorias começaram a ser criadas, o que, por sua vez, levou ao surgimento de alguns mitos e crenças.

 

Charlatanismo Quântico: o que é?

Uma das correntes que tentaram fazer sucesso pegando carona nos estudos da Física Quântica acabou ganhando o nome de “charlatanismo quântico”.

Segundo o dicionário Michaelis, o termo charlatanismo é descrito como “crime que consiste em explorar a crença do povo, apregoando cura milagrosa e garantida”.

Só por aí já dá pra entender os riscos proporcionados por uma prática desse tipo.

Podemos classificar como “charlatanismo quântico” os tipos de anúncios que encontramos por aí oferecendo dezenas de cursos e até mesmo curas milagrosas, produtos que prometem a solução para diversos problemas (saúde, finanças, emprego, amor), terapias infalíveis, orações abençoadas, todos tendo como base termos relativos à Física Quântica.

Faça uma busca rápida na internet e veja como é fácil encontrar cursos de coaches quânticos, remédios quânticos, curas quânticas e até orações quânticas.

Essas orações são vendidas e divulgadas por falsos profetas, que se apropriam da fé alheia para obterem lucro ou algum tipo de vantagem.

As mentiras da terapia quântica

Um dos exemplos desse charlatanismo é a corrente que prega que, apenas com a força do pensamento, você pode mover um objeto, sem necessidade de contatos físicos.

A crença que o pensamento humano pode afetar a realidade física tem sido associada a fenômenos quânticos, confundindo as pessoas.

Existem artigos que prometem até a cura para doenças graves, utilizando vagos conceitos da física, sem nenhum embasamento científico correto, negligenciando os estudos e recomendações da medicina, que seriam os principais pilares em casos como esses.

O maior risco acontece quando o paciente acaba deixando de lado o tratamento convencional, indicado pelo seu médico, para se dedicar a uma promessa que vai lhe tomar tempo e dinheiro, e sem nenhuma perspectiva real de melhoria.

Esses charlatões aproveitam do desconhecimento dos conceitos da física por grande parte da população para iludir seus potenciais clientes.

Geralmente usam conceitos confusos, teorias mal explicadas e palavras difíceis e rebuscadas para serem vistos como inteligentes e estudiosos.

E nesses textos de divulgação podem, inclusive, conter nomes de físicos famosos, como Einstein, Heisenberg e Schrodinger, que servem apenas para tentar dar um ar de seriedade ao produto que está sendo vendido. Mas, na realidade, tudo não passa de um golpe para poder ganhar dinheiro.

 

Os charlatões aproveitam do desconhecimento dos conceitos da física por grande parte da população para iludir seus potenciais clientes

 

Espiritualidade

Por outro lado, há sim um estudo por parte de alguns físicos sobre a relação entre fenômenos quânticos e a espiritualidade.

São pesquisas sérias, feitas por profissionais renomados, mas que ainda não chegaram a um veredito, logo, tudo ainda é especulação. Os cientistas da física quântica classificam esta área como pseudociência.

 

Aprendizado

Assim, com tantas ofertas de produtos e serviços “quânticos” por aí, o estudante ou profissional que deseja se aprofundar nos estudos sobre a Física Quântica de verdade pode até ter dificuldade para encontrar um material de qualidade na internet que lhe traga bom conteúdo e chance de aprendizado.

Por isso, a sugestão é procurar portais confiáveis, que realmente tenham compromisso com a verdade, como é o caso do Responde Aí.

O site é especializado nas disciplinas de exatas (matemática, química, física) e conta com um material bem didático, com videoaulas, exercícios, resumos, além de um aplicativo para celular que permite o estudo de forma off-line.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.