O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos chega a sua 13ª edição e está com inscrições abertas para produções em curta-metragem de todo país, com até 20 minutos, que serão selecionadas para a mostra competitiva Olhar Brasilis. Também haverá mostra com produções regionais.
Os realizadores podem inscrever suas obras até 30 de junho, pelo site oficial do festival As 10 obras selecionadas pela comissão julgadora serão exibidas durante a programação do festival, que acontece entre 15 e 20 de setembro, na cidade do litoral paulista. Estará em disputa o troféu Maurice Legeard, nas categorias ficção, documentário, direção, roteiro, fotografia, montagem, som, ator e atriz.
Com a proposta de promover, fomentar e discutir a importância do curta-metragem brasileiro, o Curta Santos foi idealizado pelo agitador cultural Toninho Dantas, pela atriz Bete Mendes e pelo escritor José Roberto Torero, em 2002. Desde então, traça um panorama do audiovisual regional e estabelece um diálogo entre os realizadores do litoral paulista e a produção nacional.
Ao longo de doze edições já realizadas, não só vem solidificando o pólo de produção e exibição caiçara, mas tem formado e sensibilizado público para o filme curto, oferecendo programação totalmente gratuita, oficinas, palestras e debates com alguns dos principais nomes do audiovisual brasileiro.