Escola oferece curso gratuito de criação de games para crianças | Boqnews
Foto: Divulgação Dia + que Gamer na codeBuddy

Dia do Gamer

27 DE AGOSTO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Escola oferece curso gratuito de criação de games para crianças

Para marcar a data, a codeBuddy, escola de tecnologia que ensina programação de forma personalizada e divertida através dos Games promoverá a ação “Dia + Que Gamer”, oferecendo curso gratuito de designer de games para crianças e adolescentes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na próxima quinta-feira (29), é comemorado o Dia Internacional do Gamer, voltado as fãs de jogos eletrônicos de todos os tipos.

Dessa forma, para marcar a data, a codeBuddy Santos (escola de tecnologia que ensina de forma personalizada e divertida ensina programação, criação de games e robótica para crianças e adolescentes) irá promover o “Dia + Que Gamer”.

Acontecerão diversas ações na unidade, como curso gratuito de designer de games para crianças e adolescentes e bate-papo com pais sobre como manter a relação saudável dos filhos com os games e usando-os para desenvolver habilidades importantes para a vida.

Para participar das atividades é necessário agendar pelo WhatsApp (13) 99197-9491, ou pelo telefone (13) 3327-1321 ou no e-mail [email protected].

A codeBuddy Santos fica na Rua Goiás, 160, no bairro do Gonzaga.

 

Designer de Games

Em vários horários da quinta-feira (29), a codeBuddy realizará um curso gratuito de Designer de Games para crianças e adolescentes.

A atividade dura 1h30. As crianças desenvolverão os jogos que imaginarem no Roblox Studio e no Game Maker. Estas são as principais plataformas do mercado de design de games.

São nelas que os grandes jogos eletrônicos que a garotada ama são criados.

As aulas acontecerão durante todo o dia.

“A intenção é aproveitar o Dia do Gamer para mostrar aos alunos que jogar é legal, todo mundo joga. Mas o grande jogo, o desafio é criar jogos atraentes para todos. Fazer seu próprio jogo eletrônico com suas regras. Por isso criamos o ‘Dia + que Gamer’ para mostrar a todos a importância de entender como são criados os games e de que maneira essa habilidade será útil no futuro”, detalha a Diretora Pedagógica da codeBuddy Santos, Sandra Cuenca Miller.

O Diretor de Relacionamento da codeBuddy Santos, Matheus Miller, explica do porque oferecer cursos gratuitos de Desiner de Games para os alunos.

“As plataformas de criação de games encantam e são simples. Nesse nosso curso de 1h30 a garotada constrói seu próprio jogo e entende a lógica e a matemática por trás dos games. É uma atividade que marcará a vida das crianças que participarem”.

 

Bate-papo

No “Dia + que Gamer”, não são somente os filhos e filhas que terão atividades na codeBuddy Santos.

Os pais irão participar de um bate-papo com o Diretor Educacional da escola e Mestre em Educação, Renato Fares Khalil, sobre relação saudável com os games.

“Hoje em dia as crianças e adolescentes convivem intensamente com tecnologia e os pais se preocupam com as atividades que eles realizam, principalmente dos games. É importante que o ato do Game não seja algo improdutivo para o desenvolvimento desses jovens. É vital utilizarmos o encanto e atração que os games criam em nossas crianças e adolescentes para usá-los na Educação. Nos games, podemos desenvolver nos alunos habilidades como criatividade, empreendedorismo, proatividade, raciocínio lógico, colocando eles para resolvem problemas reais e trabalhando em equipe com desenvoltura. Além de praticar a resiliência, já que o game possibilita uma nova chance ao fracassar, assim como momentos em nossas vidas”, explica o professor universitário que complementa:

“Convenhamos são habilidades essenciais para toda vida, principalmente no Século XXI”.

O bate-papo ocorre em dois momentos. Às 12h30 e, posteriormente, às 18h30 na sala de aula desconectada da codeBuddy.

Equilíbrio

Khalil pontua que tudo o que é intenso demais prejudica.

“Sou de uma geração que não teve muito acesso aos jogos eletrônicos, que se popularizaram nos anos 80 em diante. E quando criamos nossos filhos, tínhamos cuidado de limitar o tempo de exposição ao videogame, à tv e ao fliperama. Mas, não porque eram meios ruins, mas porque qualquer coisa em excesso é prejudicial. A sociedade foi doutrinada a pensar assim no Século XVIII quando a religião começou a ver os jogos de tabuleiro como prazer e vício. O excesso sempre é prejudicial. É preciso respeitar os tempos e limites ideais para utilizar com racionalidade e inteligência os Games”.

Ele lembra que leu recentemente um relato de um dono de livraria que quis tirar o filho do Game de futebol e levá-lo mais aos livros. Mas acabou jogando cotidianamente com o filho esse game.

“Usado com inteligência como dessa forma, os games podem ser uma ponte entre pais e filhos”.

Ferramenta

Porém, Khalil lembra que para se ter sucesso na sociedade não adianta apenas ser um gamer.

“É preciso entender como ele funciona. Os alunos precisam ter Fluência Tecnológica entendendo que é preciso conversar com a tecnologia para fazer com que ela nos ajude a mudar o mundo e não apenas operar os aparelhos tecnológicos. Os jovens precisam aprender a desenvolver games, aplicativos, comandar a tecnologia. E nisso, o Brasil está atrás. Inglaterra, Coréia do Sul, França, Japão e Estados Unidos já incluíram a fluência digital e programação no seu ensino regular”.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em famoso pronunciamento à nação quando inseriu o designer de games como matéria curricular do ensino regular pediu aos seus jovens:

“Não apenas jogue um game. Desenvolva um. Só assim manteremos a América no topo”.

Isso mostra a importância de ter uma relação saudável com o Game.

Mercado dos Games

O mercado dos Games está em alta no mundo, em especial no Brasil. Somos a terceira maior população de gamers do mundo, com 60 milhões de jogadores de eletrônicos.

Pesquisa do NPD Group aponta que 82% da população brasileira entre 13 e 59 anos joga algum game, nas mais diversas plataformas.

Em média, utilizam 2,6 dispositivos por pessoa, jogando em média 19 horas por semana.

Outra pesquisa, intitulada Game Brasil (realizada pelo Sioux Group, Go Gamers, Blend News Research e ESPM) aponta que 66,3% dos brasileiros são gamers.

Entre as principais plataformas de jogo, estão smartphone (83%), videogame (48,5%) e notebook (42,6%).

Além disso, praticidade (29,2%), ter sempre em mãos (28,1%), possibilidade de jogar em qualquer lugar (27,8%), acessibilidade (21,0%) e qualidade de imagem (17,6%) são itens buscados pelos consumidores em plataformas de jogos digitais.

A pesquisa ainda expõe que 41,3% dos pais discordam —  totalmente ou parcialmente — que os jogos digitais levam ao comportamento agressivo.

Entre os pais gamers, 41,6% concordam — totalmente ou parcialmente — que os jogos podem atrapalhar a aprendizagem de seus filhos.

Entendimento

O saber tecnológico e de games é também um mercado profissional em amplo desenvolvimento.

A quantidade de estúdios de games aumentou 180% nos últimos quatro anos no Brasil.

Segundo dados do Governo Federal, a quantidade de estúdios brasileiros mais do que dobrou na comparação entre 2013 e 2018.

Há cinco anos, haviam 142 desenvolvedoras nacionais, e atualmente existem 375, com quase 30% das empresas possuindo clientes em outros países.

Ainda de acordo com esses dados, nos últimos dois anos foram produzidos mais de 1.700 jogos no Brasil, com 43% deles sendo para dispositivos móveis.

E não é apenas um mercado masculino.

O número de mulheres no setor de games no país também subiu. Elas representam cerca de 20% da força de trabalho em 2017. Dessa forma, três vezes mais do que em 2013.

Santos também se destaca nesse mercado. A Prefeitura tem o Selo de Cidade Criativa e desenvolve essa questão muito bem no âmbito municipal, promovendo empreendedorismo e tecnologia, seja na Secretaria de Governo, de Educação ou mesmo no Parque Tecnológico.

Prova disso, é o sucesso da Mukutu Games, uma spin-off da empresa MKT Virtual.

A Mukutu já desenvolveu games famosos como o “Fruits´n Tails”, finalista de vários prêmios e escolhido o Melhor Aplicativo no Prêmio Brasil Digital – Brio em 2013.

Além disso, já desenvolveu branded gaming (games de propaganda) pra marca de baralhos Copag.

Pesquisa da Amazon em 2019, aponta que Santos é a quarta cidade mais geek do país. E a cultura geek abrange também os games.

Portanto, temos um mercado de games, nacional e local a desenvolver com disponibilidade de vagas de trabalho e de consumo.

 

Dia Internacional do Gamer

Em 29 de agosto de 2008, um grupo de revistas espanholas especialistas em games criou o Dia Internacional do Gamer, para parabenizar todos os fãs de jogos.

Portanto, a data é dirigida a todos os amantes de games, não importa o estilo. Piloto de corridas, um lutador, um soldado, jogador de futebol ou defende sua missão contra os piores inimigos.

Além disso, pouco importa o seu console, pode ser de um PlayStation aos jogos em redes sociais. Portanto, a data é bastante democrática.

codeBuddy

A codeBuddy é uma escola de tecnologia inovadora, focada no empreendedorismo, que ensina de forma personalizada e divertida programação, games e robótica para crianças e adolescentes.

Assim, elas aprendem a conversar com o universo da tecnologia. E, sobretudo, permitindo o desenvolvimento dos seus próprios games, apps, robôs, ajudando a criar as ferramentas que impactarão o nosso futuro.

Mas, por que ensinar programação, algo tão diferente, para crianças e adolescentes?

“Você deve ter um celular no seu bolso com vários aplicativos como Uber, WhatsApp, Instagram. Hoje você consegue pedir um carro em poucos minutos ele está na sua porta. Você consegue conversar com pessoas do outro lado do mundo trocar vídeos e mensagens como se fosse natural. Tudo graças aos programadores que fizeram por nós para melhorar a nossa vida e o nosso cotidiano. Você também conhece crianças de 5 anos de idade ou menos que já mexe no tablet no computador como se fosse adulto e talvez uma dessas crianças é o seu filho”, detalha o cofundador da codeBuddy Brasil e inventor da metodologia da escola, Marlon Wanderllich.

Novas características

Ele complementa: “Assim como o empreendedorismo, a proatividade e criatividade, fluência tecnológica é uma habilidade importante e indispensável para o Século 21. Nosso objetivo não é que seu filho se torne um programador. Assim como estudamos matemática, física, química e biologia não para sermos matemáticos, físicos, químicos ou biólogos, programação é uma competência que as crianças vão carregar para o resto da vida delas”.

A codeBuddy nasce em 2015, inicialmente, sob o nome de Pequenos Cientistas. A família ia de escola em escola apresentar seu sonho a pais que também viam a programação como um caminho para o futuro.

Montaram mesas coloridas, colocaram computadores na sala e uniram 40 alunos apaixonados pelo que estavam criando.

O primeiro evento Programadores do Futuro mostrou que a metodologia inovadora, de até seis alunos por mentor e uma aula por semana, realmente transformava a vida daqueles adolescentes.

O sucesso da iniciativa resultou na rede de franquias codeBuddy. É uma escola inovadora e especial, amiga dos líderes do futuro.

Todas as unidades prezam pelos mesmos princípios. Empreendedorismo, criatividade e tecnologia como forma de resolver problemas reais da sociedade brasileira.

Atualmente, são 41 franquias codeBuddy espalhadas em todo o Brasil.

codeBuddy Santos

Inaugurada em 03 de agosto de 2019, a unidade Santos da codeBuddy fica na Rua Goiás 160, no Gonzaga. Portanto, próximo à Estação Ana Costa do VLT. Além disso, já é uma das unidades referências da franquia.

Diretor de Relacionamento da codeBuddy Santos, Matheus Miller, detalha a importância de trazer essa metodologia para a Baixada Santista.

“A codeBuddy não é apenas uma escola de tecnologia. É uma escola do futuro, pro futuro do seu filho. Hoje, entender programação já é um diferencial único no mercado. Vivemos uma crise financeira no país que não atinge o setor de Tecnologia. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), este setor tem previsão de crescimento de 9% em 2019.”

“A previsão de abertura de vagas de TI em empresas e startups é de 70 mil novas vagas somente neste ano. Até 2024, está previsto a abertura de 420 mil novos empregos em tecnologia. Em um país com quase 13% da população desempregada, são números que mostram a importância de deter o conhecimento da programação e robótica. Quem tiver esse conhecimento, com certeza, estará na frente. Prova disso é que o CEO e criador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que a política de sua empresa é, literalmente, contratar quantos programadores e engenheiros talentosos encontrarem, porque simplesmente não há um número suficiente de pessoas que são treinadas e possuem essas habilidades hoje”, completa.

Futuro

Pesquisa da ManpowerGroup, consultoria de recursos humanos, mostra que 65% dos empregos para os nascidos entre 1998 e 2010 são em profissões que ainda não existem.

“Convivemos com Uber, Ifood, Netflix, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, QR code, tecnologia smart. Todos desenvolvidos por ideias inovadoras e muita programação. Não basta apenas jogar o game. É preciso saber desenvolvê-lo”, lembra Miller.

Miller aponta um dos diferenciais da codeBuddy Santos: a localização.

“Instalamos a primeira codeBuddy aqui no Gonzaga pois entendermos estar no coração da Baixada Santista. Estamos a um quarteirão da Estação Ana Costa do VLT, a um quarteirão da Avenida Ana Costa e a dois da Washington Luís, duas avenidas que ligam Santos a todas as nove cidades da Região por transporte público. E ainda temos próximos pontos da Bike Santos e dos Patinetes compartilhados”.

Os cursos regulares na codeBuddy, duram aproximadamente seis meses, tem aulas semanais e é bastante acessível. E, além disso, com um investimento cabe no bolso dos pais.

“Temos os melhores preços entre as escolas de tecnologia da Baixada Santista. É um investimento pequeno em um diferencial que mudará a vida de seus filhos”, explica Matheus Miller.

Desenvolvimento

A metodologia codeBuddy é explicada pela Diretoria Pedagógica, Sandra Cuenca Miller.

“No sistema codeBuddy, os alunos são os protagonistas na sala de aula, aprendem em seu tempo, em uma plataforma digital e gameficada os universos da tecnologia. Eles desenvolvem também aulas longe do computador, mostrando a importância da vida offline e dinâmicas em grupo também. Como mãe e professora, esse foi o diferencial que me encantou no sistema codeBuddy. Há atividades diante da tela e fora dela, mostrando as crianças como o conhecimento da tecnologia pode ser usado mesmo longe dos computadores. Além disso, cada aluno evolui de forma individual, no seu tempo. E de forma integrada com sua equipe, mostrando que cada um, de seu jeito, colabora com o todo em busca do objetivo final. É uma metodologia inclusiva e similar aos desafios que as crianças enfrentarão no futuro”.

Diretor Educacional da codeBuddy Santos, Renato Fares Khalil, realça a importância do ensino personalizado.

“Em nossa escola o aluno não tem que esperar início de semestre ou encher turma. O ensino é individualizado entre ele e o instrutor. Ele inicia quando quiser e termina no seu tempo. Saber conversar com a tecnologia é estar conectado com a linguagem universal do amanhã”.

Khalil lembra que países desenvolvidos já incluíram em suas grades curriculares o ensino da programação.

“A Inglaterra em 2013, os Estados Unidos em 2014, a Coréia do Sul em 2015, a França em 2018 e o Japão em 2019. Ao fazer isso em 2014, nos Estados Unidos, Barack Obama teve aulas particulares sobre o assunto e pediu as crianças e jovens de seu país que não apenas usem a tecnologia, mas que passem a dominá-la, interagindo com ela, para que a América continue no topo. Essas nações desenvolvidas já entenderam essa necessidade e o Brasil precisa fazer essa lição de casa. Por isso, o método codeBuddy é encantador. Porque insere dentro da vida do aluno esse ensino de forma suplementar e divertida”.

Linguagem universal

Os dias de hoje mostram como “conversar” com a tecnologia já é uma necessidade vital no mercado de trabalho.

“Hoje, programação é uma forma de linguagem universal. É vital conhecermos como ‘falar’ com os computadores. Foi assim que foi criado a tecnologia smart, o QR code, os aplicativos como Uber, Ifood, Facebook e outros”, disse o Diretor Educacional.

Khalil, que é professor universitário com Mestrado em Educação e especialista no uso da tecnologia no setor, pontua bem onde se encaixa o ensino de fluência digital.

“O conhecimento linguístico da Programação ocupa atualmente um espaço que no passado foi do Inglês, do Espanhol e mesmo o aprendizado de operação de computadores”, explicou Khalil que também é engenheiro especialista em Administração e Logística.

 

 

Serviço

Dia + que Gamer na codeBuddy Santos- Curso Gratuito de Desiner de Games
Data: Quinta-feira (29/08/19)
Horário: Das 9 às 20 horas
Local: codeBuddy Santos (Rua Goiás, 160 – Gonzaga-Santos-SP)
Inscrições Gratuitas: WhatsApp (13) 99197-9491; telefone (13) 3327-1321 ou e-mail [email protected].

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.