Os alunos do curso de Automação Industrial na ETEC Aristóteles Ferreira, por iniciativa do Professor Aldecir Menezes, participarão da final do 1º Hackathon Aristóteles Ferreira – Desafio Branqs, uma competição de programação de CLPs, no dia 16 de Junho às 14 horas.
A Branqs Automação, na qualidade de indústria brasileira, tem o compromisso de auxiliar as instituições de ensino a ampliar o aprendizado na sala de aula, além de desenvolver novas habilidades, preparando os profissionais do futuro para um mercado de trabalho e especializado, como é na área industrial.
1º Hackathon
Os alunos terão a oportunidade de criar programas para automatizar máquinas e processos industriais, e testá-los na prática, utilizando o Kit Didático desenvolvido pela Branqs Automação, que faz com que o aluno vivencie uma experiência real de automação industrial, simulando o funcionamento de uma máquina.
O desafio de programação é composto por duas etapas. Na primeira, realizada no dia 19 de Maio na ETEC Aristóteles Ferreira, os instrutores ministraram a aula introdutória de programação de CLP, com exercícios preparatórios que podem ser testados no Kit didático e na plataforma de simulação das ferramentas de programação.
A segunda etapa será a grande final. No dia 16, às 14 horas, será disponibilizado o exercício final do desafio, no qual todos terão acesso ao mesmo tempo. Os alunos deverão elaborar a sua programação e, para concluir o exercício proposto, poderão fazer quantos testes forem necessários no Kit didático.
O primeiro aluno que terminar o código do exercício proposto e fazer com que a maleta funcione corretamente, será o grande vencedor do 1º Hackathon Aristóteles Ferreira e ganhará uma bolsa de 100% no Treinamento Intensivo de Programação de CLP, realizado no Núcleo de Excelência em Software e Treinamento da Branqs Automação,em Santos.
Os demais alunos que terminarem o desafio em até uma hora após o início, receberão o certificado M1-DSCLPB do Treinamento Desenvolvimento de software para CLP básico.