Inaugura em Santos no dia 15 de março de 2023, às 10 horas, a exposição “Ruínas Quinhentistas em Território Milenar”. A visitação é gratuita e aberta a todos. Sob comando do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão de cultura e extensão da USP.
Sendo assim, a exposição apresenta cenas da vida real, representando povos sambaquieiros que habitaram o litoral, mapas históricos contextualizados e ilustrados sobre diáspora Africana, ocupação do território (hoje Brasil) pelos povos originários, caminhos indígenas, formação de quilombos, história do Lagamar Santista entre outros.
Além de obra exclusiva da artista indígena contemporânea Moara Tupinambá, que agora faz parte do acervo da USP.
No entanto, estão previstas visitas monitoradas e encontros de formação de professores.
O Engenho dos Erasmos
Considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do país, o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos foi o primeiro engenho de cana-de-açúcar do Brasil, segundo Frei Gaspar de Madre de Deus e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Ruínas Quinhentistas em Território Milenar
Em 2018 o Engenho dos Erasmos deu início a série “Garapa Filosófica”, que reuniu palestras sobre temas ligados à colonização e ao território.
Dessa forma, o objetivo é de contar a história com mais representatividade aos povos e culturas que formaram aquele território.
Sendo assim, a proposta foi premiada na categoria Modernização de Museus, Arquivos e Acervos e desenvolvida ao longo de três anos.
Portanto, visa contextualizar com imagens, textos e citações de fontes primárias do século XVI.
Desse modo, evidenciando a constituição dos fundamentos do poder político e social dos senhores de engenho.
Baseado no monopólio da terra, na escravidão e na cristalização de uma sociedade patriarcal.
Além disso, Ruínas Quinhentistas em Território Milenar foi produzida com recursos diretos do Programa de Ação Cultural São Paulo (Edital PROAC No. 13/ 2019) da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. A exposição conta com a parceria do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.
Onde fica
Exposição Ruínas Quinhentistas em Território Milenar
Inauguração – 15 de março de 2023 – 10 horas
Local: Monumento Nacional Ruínas São Jorge dos Erasmos (Rua Alan Cíber Pinto, 96, Vl. São Jorge – Santos)
Preço – Gratuita
Dias – de terça a sábado, das 9 às 16 horas.
Além disso, grupos com mais de 15 pessoas precisam agendar previamente a visita, através do [email protected] ou pelo telefone (13) 3229-2703.