O Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) recebe, entre 21 de fevereiro e 6 de março, a instalação de realidade mista “Eu, meu avô e os bois”, do artista e pesquisador Marcus Vinicius Vasconcelos. A obra convida o público a vivenciar uma experiência imersiva que conecta memória, subjetividade e tecnologia.
A instalação combina um espaço expositivo físico com uma experiência interativa em realidade virtual. O percurso conduz o visitante por lembranças da infância do artista, marcadas pela convivência com o avô bipolar, em um exercício sensível de reflexão sobre trauma, masculinidade e relações entre gerações.
Desenvolvida durante o mestrado RE: Anima – European Joint Master in Animation, a obra explora o que o professor Marcus Bastos (PUC-SP) define como um “jogo de transferências ao mesmo tempo psicanalítico e tecnológico”. A narrativa transforma fluxos de pensamento e memórias pessoais em imagens, sons e movimentos que envolvem o público.
Ao contrário de experiências de realidade virtual focadas no hiper-realismo, “Eu, meu avô e os bois” aposta em ilustrações expressivas e imagens bidimensionais. O ambiente físico, construído com azulejos, dialoga diretamente com o espaço virtual, criando um cenário enclausurado que reforça a sensação de introspecção e autoanálise.
“Nesta instalação, convido o público a experimentar um pouco da minha subjetividade. Materializo memórias dolorosas que vivi com meu avô. O processo obsessivo da animação, frame a frame, propõe uma reflexão sobre padrões de gênero e saúde mental”, afirma Vasconcelos.
O projeto conta com fomento do PROAC, Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura, além do apoio da Prefeitura Municipal de Santos.
Oficinas gratuitas sobre animação e realidade virtual
Além da exposição, o projeto oferece duas oficinas gratuitas nos dias 24 de fevereiro e 3 de março, das 14h30 às 17h30. Ministradas por Marcus Vinicius Vasconcelos, as atividades apresentam fundamentos teóricos e práticos da animação em rotoscopia aplicada à realidade virtual.
No primeiro momento, o artista compartilha o processo criativo da obra. Em seguida, os participantes realizam vivências em realidade virtual e exercícios práticos de rotoscopia. Cada data conta com 10 vagas.
Serviço
Exposição: Eu, meu avô e os bois
Período: 21 de fevereiro a 6 de março
Horários:
– Segunda a sexta: das 14h às 19h30
– Sábado: das 14h às 18h
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
Entrada: Visitas com agendamento prévio ou por ordem de chegada
Informações e agendamentos: https://linktr.ee/eumeuavoeosbois
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Oficinas:
📅 24 de fevereiro ou 3 de março
🕒 Das 14h30 às 17h30
Ficha técnica resumida
-
Criação, produção e ilustrações: Marcus Vinicius Vasconcelos
-
Trilha sonora e instalação sonora: Dudu Tsuda
-
Programação e desenvolvimento técnico: Dime Gjorgjievski
-
Fomento: PROAC, Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.