O acervo de mais de 15 mil gibis é apenas um dos atrativos da Gibiteca Municipal de Santos. Wall Disney, Turma da Mônica e Ziraldo são alguns dos autores encontrados no espaço, que é frequentado por pessoas de todas as idades. Recém reformada, ela também conta com exemplares de mangás, que são histórias em quadrinhos representadas pela arte pop japonesa, e com fanzines, que são feitos artesanalmente.
Livros técnicos de desenho e jornais diários do Estado e da região da Baixada estão disponíveis no local, enriquecendo ainda mais o acervo.
Além da leitura, a Gibiteca realiza, mensalmente, oficinas e exposições. Para o mês de março, a oficina de mangás foi a escolhida. “Cada aula o aluno aprende uma técnica e ao concluir, ganha um certificado”, diz o coordenador de Informações de Centros Culturais de Santos, Jamir Lopes.
Nos finais de semana a diversão é garantida. A exibição de desenhos animados japoneses atrai jovens e também crianças. O espaço também dá espaço à arte santista. Mensalmente há exposições de cartunistas e desenhistas da região. “Nesse mês temos o Da Costa, que apresenta uma temática de meio ambiente”, conta o coordenador.
Cine HQ
O projeto, que será inaugurado em março, prevê a exibição de filmes referentes à histórias em quadrinhos, já que muitos foram inspirados neles. “Além dos conhecidos, como Homem Aranha, queremos sair um pouco do tradicional para que as pessoas conheçam outras histórias”, analisa. Após o filme, haverá um profissional convidado para debater a técnica, roteiro e animação utilizada. “Temos uma pré-seleção de filmes muito grande”, garante.
Biblioteca
Localizada, também, na Orla da Praia, a Biblioteca Mário faria é outra opção para quem não dispensa uma boa leitura. Com um acervo de mais de 20 mil livros literários, ela tem como característica principal o empréstimo de livros. “Emprestamos mais de dois mil livros por mês. O que significa que a população santista não lê tão pouco assim”, diz Lopes.
O local disponibiliza programações culturais, como as Cantigas Praianas, que conta com um grupo de senhoras santistas que interpretam poemas de poetas famosos. “A população gosta bastante dessas leituras”, analisa o coordenador.
Para incentivar os artistas da região, a biblioteca também cede o espaço para a divulga-ção desses trabalhos. Mensal-mente, há exposição de artes plásticas e, o projeto Autor e Sua Obra dá a oportunidade a novos autores de realiazarem no espaço a lançamento de seus livros. “É uma oportunidade que os autores da região têm de divulgar o trabalho”, completa.
Serviço
A Biblioteca Mário Faria fica no posto 6, à avenida Bartolomeu de Gusmão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 19h e aos sábados e domingos das 9h às 13h. Outras informações pelo telefone 3231-8713. Aos que se interessam por histórias em quadrinhos, a Gibiteca Municipal fica à avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº, no posto 5. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9 às 19h e aos domingos das 14h às 18h. M
13 DE FEVEREIRO DE 2009
Leitura na praia
O acervo de mais de 15 mil gibis é apenas um dos atrativos da Gibiteca Municipal de Santos. Wall Disney, Turma da Mônica e Ziraldo são alguns dos autores encontrados no espaço, que é frequentado por pessoas de todas as idades. Recém reformada, ela também conta com exemplares de mangás, que são histórias em quadrinhos […]