ETC
Oportunidades

Conheça o mercado de trabalho para Pedagogia

O mercado para formados em psicologia e que procuraram especialização como em pós psicopedagogia clínica ead é vasto

01 de abril de 2021 - 12:46

Da Redação

Compartilhe

Muitas pessoas resumem o mercado de trabalho de pedagogia à sala de aula, desse modo, algumas pessoas têm receio em fazer a graduação ou pós graduação para pedagogia.

A pedagogia é essencial para a formação de toda a sociedade, um pedagogo é capaz de atuar além dos muros de uma instituição de ensino.

O pedagogo tem uma vasta opção de atuação.

Apesar da desvalorização do profissional em nosso país, o mercado de trabalho não é ruim e é possível você fazer o curso dos seus sonhos e se sustentar.

Pensando nisso, selecionamos o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho para quem procura se especializar com pós-graduação em saúde e bem estar social ou outra área da pedagogia.

Continue lendo e saiba mais!

 

Carreira de pedagogia

Para entender o atual cenário para o mercado de trabalho em pedagogia, é importante o histórico da profissão em nosso país.

Após a independência do Brasil, a questão para a formação de professores era latente, considerando que a instrução para a população era uma preocupação.

Assim, a primeira lei para essa causa foi criada em 1827 e era chamada de Lei das Escolas de Primeiras Letras.

Mais para frente em 1935 foi criada a primeira unidade das Escolas Normais no Rio de Janeiro.

Ela tinha como objetivo preparar professores para escolas primárias.

Felizmente, com o tempo essa profissão cresceu e atualmente é possível procurar por cursos profissionalizantes nas maiores instituições de ensino do país.

Atualmente, o curso de pedagogia dura em média 4 anos, além disso, você também pode fazer uma pós-graduação e se especializar na área de seu interesse.

Mercado de trabalho para pedagogia

Atualmente, o mercado para formados em psicologia e que procuraram especialização como em pós psicopedagogia clínica ead é vasto.

O formado em pedagogia pode encontrar oportunidades em diversos lugares, como, por exemplo:

● Escolas públicas e privadas;
● Editorias: criação e edição de materiais didáticos voltados à educação infantil;
● Organizações Não Governamentais (ONGs);
● Educação Especial;
● Educação de Jovens e Adultos;
● Pedagogia Hospitalar.

Como citado anteriormente, a atuação de um pedagogo ultrapassou os muros das instituições de ensino e salas de aulas.

Atualmente, empresas de pequeno e grande portes procuram esses profissionais que estudaram para lidar com as pessoas.

Sendo assim, é fundamental que os formados procurem um curso de especialização, como a pós-graduação EAD em educação (considerando o atual cenário que o coronavírus impôs na vida de todos).

 

Onde estudar?

Dessa forma, o curso de pedagogia está disponível em mais de 1.500 instituições de ensino em todo o país, sendo cerca de 85% dessas instituições privadas.

Portanto, escolha a universidade ou faculdade que fica mais próxima e seja mais viável para suas condições, é importante que você faça pesquisas.

Assim, caso você esteja procurando por pós-graduação EAD, você pode fazer a escolha de instituições que oferecem aula online.

Ou seja, considerando que é mais difícil achar turmas presenciais com esses cursos mais específicos.

Independente da área que você escolha, seja em neuropsicopedagogia ou outros, o mercado de trabalho é vasto e você pode atuar em diversas áreas e locais!

LEIA TAMBÉM: