As manifestações culturais fazem parte da rica história de Santos, que ao longo das décadas é palco de festivais internacionais marcantes.
Um dos mais tradicionais dos últimos anos é o MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas que volta a ter público de forma presencial, diante dos impactos da pandemia da Covid-19.
O MIRADA começa na próxima sexta-feira (9) e segue até o dia 18 de setembro.
Dessa forma, serão 10 dias de evento com apresentações de grandes artistas. Ao todo, estão programados 36 espetáculos de múltiplas linguagens em teatro, dança, performance e teatro de rua para todas as idades.
O festival que chega a sua sexta edição é idealizado pelo Sesc São Paulo será realizado na unidade do Sesc Santos e outros espaços da cidade, com o apoio da Prefeitura.
Participam desta edição representantes de 13 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, com artistas de Sergipe, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Há, ainda, atividades formativas, uma instalação interativa na unidade e um encontro que reúne programadores e diretores de festivais cênicos internacionais e nacionais.
Para o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda,
“A cultura proporciona a oportunidade de reduzir fronteiras e fortalecer diálogos entre povos diversos. O MIRADA surgiu em 2010 com o objetivo de apresentar experiências cênicas dos países da América Latina, Espanha e de Portugal, favorecendo diálogos entre criadores e público a fim de propiciar trocas e reflexões sobre heranças comuns e identidades particulares”, destacou.
A sexta edição acontece no mês do bicentenário da Independência do Brasil. Essa efeméride é refletida em parte dos espetáculos vindos da América Latina, de Portugal e da Espanha, que abordam criticamente os sintomas da colonização e os processos migratórios.
Expectativa
A expectativa para o MIRADA é grande para quem gosta de arte.
Basta ir em qualquer cartão postal de Santos que a escultura do festival está lá chamando a atenção dos munícipes e principalmente dos turistas que chegam na cidade com a intenção de curtir a praia, mas também podem curtir um evento internacional de exclente qualidade.
Espetáculos
Com nove peças escaladas na programação, Portugal é o país homenageado desta edição.
As obras lusas refletem a diversidade cênica de lá. São montagens críticas às identidades históricas forjadas na esteira do colonialismo: a conquista por meio do genocídio de povos originários seguida do processo colonizador com escravidão africana.
Na programação também estão atividades formativas e um encontro que reunirá dezenas de programadores internacionais e nacionais de festivais cênicos do mundo todo. Fomentar o pensamento crítico e autocrítico esteve sempre nos caminhos do MIRADA em suas edições.
Confira a programação completa no site
Ingressos
Os ingressos para o MIRADA já estão disponíveis no site do Sesc e na bilheteria.
O valor dos espetáculos são acessíveis para todos os municípes e turistas, o preço do ingresso varia de R$ 7,50 (credencial – plena, peças infantis) a R$ 30 (inteira – adultos).