A remodelação do antigo prédio da Unidade Municipal de Ensino (UME) Cely de Moura Negrini, no Rádio Clube, avança com a entrega do primeiro bloco reformado.
Sendo assim, a obra vai tornar a escola mais segura, moderna e confortável para os seus 450 alunos de educação infantil.
Contudo, em dezembro do ano passado começou a reforma da cozinha da escola, liberada devido ao recesso escolar.
No entanto, os serviços estão nos arremates para entrega aos alunos até o retorno das aulas, no próximo dia 6.

Foto: Nathalia Filipe
Atualmente os móveis do segundo bloco estão sendo transferidos para o espaço pronto. Assim que o segundo bloco estiver vazio, será isolado para início da reforma nesse setor, com foco nas salas de aulas e lajes dos banheiros.
Reforma geral
O projeto prevê a reforma geral da escola que tem quase 1,5 mil m² e foi construída em terreno de 4 mil m², na Praça Prof. José Oliveira Lopes, 62.
Dessa forma, abrange os seus três blocos que terão o piso, a cobertura, o forro e as infraestruturas elétrica e hidráulica refeitas.
O cronograma prevê serviços executados por etapas, com espaços totalmente isolados, para garantir que as aulas e demais atividades possam ter continuidade em segurança, informa o engenheiro Bruno Watanabe Ono, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), pasta que gerencia a intervenção.
Além disso, a execução da obra é pela Escopo Construtora, empresa vencedora da licitação com o valor de R$ 3,3 milhões. Os recursos são do Município, por meio da Secretaria de Educação. A entrega da escola totalmente reformada ocorrerá até o fim de junho.
Melhorias
A escola Cely vai ganhar novos revestimentos e pintura, e iluminação interna e externa. Os jardins e canteiros terão novo paisagismo e o calçamento externo será refeito.
Ademais, os serviços englobam ainda a reforma dos sanitários masculino, feminino e PNE (pessoas com necessidades especiais); reforma da cozinha e do refeitório.

Foto: Nathalia Filipe
Todavia, mesmo mantendo os quase 1,5 mil m² de área construída da escola, alguns espaços serão redistribuídos para fluir melhor o atendimento aos alunos do maternal II à pré-escola, e também o trabalho dos funcionários.
O solário contará com novos bancos de concreto e os alambrados sobre os muros passarão por hidrojateamento, pintura e recuperação.
Portanto, a escola terá esquadrias em alumínio branco com grade de proteção e tela que barra mosquitos, além de batentes, guarnições e portas em madeira, com ferragens novas.
Acessibilidade
A obra na escola térrea inclui implantação de acessibilidade: colocação de corrimãos, de piso podotátil e de rampa de acessibilidade com guarda-corpo na entrada principal.
Serão instalados sistema de proteção contra raios, sistema de prevenção e combate a incêndio, abrigo de gás, extintores, hidrantes, iluminação de emergência, sinalização de incêndio e, ainda, sistema de captação de águas pluviais.