Parques de Santos têm programação de educação ambiental em março | Boqnews
Foto: Arquivo-PMS

Meio ambiente

04 DE MARÇO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Parques de Santos têm programação de educação ambiental em março

Público terá atividades gratuitas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Água, o Orquidário e o Aquário de Santos trazem uma programação preparada pela equipe de educação ambiental que combinará cultura, conscientização e atividades interativas para todas as idades, incluindo as relacionadas à água.

Sendo assim, no Orquidário, o público poderá acompanhar contação de histórias, com abordagem sobre o ciclo da água, além de participar da produção de pequenas ‘gotinhas’ em atividade reflexiva sobre consumo consciente e preservação.

Além disso, a ação será realizada aos sábados e domingos, no Recanto do Trovador, das 10h às 13h.

Outros temas serão trabalhados no período. No Recinto dos Gaviões, das 14h às 17h, a proposta é ampliar o conhecimento sobre essas aves, destacando sua importância no ambiente urbano e formas de proteção.

Portanto, a atividade inclui a confecção de penas de papel que irão compor a ambientação do espaço dedicado ao gavião-asa-de-telha.

Também foi programada outra atividade alusiva: exposição fotográfica ‘Mulheres que transformam o mundo’, aberta ao público de 7 a 29 de março.

Desse modo, a mostra presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8), apresentando personalidades femininas que tiveram papel relevante na história mundial.

Encerrando a programação cultural do mês, a Banda Carlos Gomes realiza apresentação gratuita no dia 29, às 15h, no anfiteatro localizado na entrada do parque, trazendo músicas populares nacionais e internacionais, instrumentais e clássicos.

A Sala Criativa, conduzida por integrantes do programa ‘Vovô Sabe Tudo’, funciona de quarta a sábado, em dois períodos: das 9h às 13h e das 14h às 17h.

Também são oferecidos roteiros acompanhados por voluntários do mesmo programa, de quarta a domingo, nos horários das 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

O ponto de encontro é a Fonte da Ninfa, com duração média de meia hora.

Mesmo fechado para visitação devido às obras de modernização, o Aquário de Santos mantém sua agenda educativa ao longo de março.

Desse modo, as atividades presenciais ocorrem sempre na área externa e são realizadas sempre das 14h30 às 16h30.

Também serão realizadas ações virtuais que podem ser conferidas pelas redes sociais: Instagram e Facebook. A programação é gratuita.

Além disso, o Aquário fica na Praça Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia.

Dia 4 – Compostagem e Resíduos Sólidos Orgânicos (com orientações sobre composteira doméstica e distribuição de biofertilizantes)

Dia 5 – Pesca Fantasma e Pescaria Ecológica

Dia 6 – Oficina de Bolsas (necessário levar camiseta usada) + Feira de Troca de Bijuterias (levar uma peça) + Troca de Bolsas (levar bolsa em bom estado)

Dia 12 – Pesca Fantasma e Pescaria Ecológica

Dia 13 – Mesa de Investigação Marinha e Espécies Migratórias

Dia 19 – Pesca Fantasma e Pescaria Ecológica

Dia 20 – Mesa de Investigação Marinha e Espécies Migratórias Semana da Água

 

Entre os dias 23 e 26, a programação será dedicada ao tema recursos hídricos.

Dia 23 – Montagem de mini filtro caseiro para demonstrar processos de filtragem.

Dia 24 – Teatro de fantoches “Oceano em Apuros”, com abordagem sobre preservação da água.

Dia 25 – Jogo da memória temático e oficina de pintura com foco em cultura oceânica.

Dia 26 – Oficina de confecção de água-viva com materiais recicláveis. As ações reforçam temas como reutilização de materiais, economia circular, preservação marinha e uso responsável da água.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.