Ao se chegar à Santos, nos deparamos com o grandioso peixe, inaugurado no início dos anos 2000, muitos fazem alusão ao Santos Futebol Clube, pois seu símbolo também é este animal, no entanto, ele também pode ser a representação da palavra Piratininga.
Substantivo que nomeia o bairro que fica na entrada da cidade, na margem direita do Porto, na divisa com Cubatão, beirando a rodovia anchieta e também uma rua no meio do bairro Aparecida.
ETIMOLOGIA
“Pira” significa peixe, enquanto “Tininga” pode significar Seco, à Secar ou Secagem, portanto, sua tradução pode se dar “Peixe Seco”.
Este nome seria uma menção aos peixes que morriam nos rios e ficavam expostos ao sol nas margens, até secarem.
Podendo assim, o monumento da rodovia Anchieta ser um anúncio e até uma homenagem, não intencional, ao bairro em que fica localizado.
A RUA
O bairro Piratininga, apesar de ficar praticamente numa Zona Portuária, é um bairro residencial que lembra muito cidades pequenas ou interioranas, onde ainda é possível ver criança brincando na rua.
E onde entra a via do bairro Aparecida nisso?
Sua localização, na região de maior concentração de logradouros indígenas, faz parecer que a rua é uma continuação do bairro de mesmo nome, por sua calmaria e diversas casas ou prédios de três andares, apesar de sua proximidade ao shopping.
Com cerca de 365m, ela liga o canal 6 ao BNH e teve sua aprovação em 1946, pelo prefeito Edgardo Boaventura, quando deixou de ser Rua Aprovada 394 e ganhou o atual nome.
Na Baixada Santista, Bertioga, Mongaguá e Itanhaém tem o “Peixe Seco” em um de seus logradouros.