No jardim de uma casa simples, vivia uma rosa de pétalas vermelhas que tinha um sonho: voar como os pássaros e conhecer o mundo. Mas a bela melodia de um piano e a tristeza de uma menina fizeram a rosa mudar o caminho dela. O sonho de uma rosa, a fé de uma jovem e a esperança de um pai fazem de Vermelha é a cor da esperança um livro para encantar a alma e animar os corações de todas as idades.
Assim é a descrição do livro que será lançado neste sábado (14) pela escritora e professora Ana Rosa Zuffo. A fábula, escrita em 2003, estava na gaveta desde então e ganhou vida e forma neste ano. Formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e Administração Escolar, Ana atua como professora na Prefeitura de Santos e assim como sua personagem tinha o sonho de transformar as palavras que escrevera há pouco mais de uma década em um livro. Surgiu então a parceria com o selo Atêlie de Palavras, dos jornalistas Marcus Vinicius Batista e Beth Soares.
“A publicação então começou a tomar o rumo que merecia, depois de tanto tempo de espera. Surgiu a ideia da campanha pelo site Kickante que deu certo. A campanha, que tem o poder de envolver as pessoas, surpreendeu”, conta Ana. A campanha de financiamento coletivo durou ao todo 60 dias e arrecadou R$ 6 mil 355, ultrapassando a meta de R$ 5 mil 500.
O livro
De acordo com Ana, a fábula trata de valores como a fé, a generosidade e o amor. “São valores que eu acredito. Coloquei muito de mim e pude agora resgatar com todas as pessoas que apareceram, me fazendo acreditar neste sonho, que também é o tema central da fábula, com a rosa vermelha sendo a figura principal de uma fábula que conta com personagens da natureza e os humanos”.
As palavras ganharam também ilustrações, de Isabela Silva, que dão vida à fábula. A jornalista Beth Soares, responsável pela coordenação geral e também pelo prólogo, escreve “Vermelha é a cor da esperança fará com que o jovem leitor reflita sobre o poder da solidariedade. Ele vai perceber a importância de uma força que move o mundo, mesmo disfarçada de algo intangível e fugidio, como um pássaro feito de fogos de artifício, ou vigoroso e arrebatador como só a natureza sabe fazer”.
O lançamento
O evento acontece às 18 horas, na Estação Cidadania (ao lado do hipemercado Extra, no cruzamento das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério. O livro estará à venda e as pessoas que contribuíram com a campanha poderão retirar suas recompensas logo no entrada. O lançamento será marcado com apresentação de duas atrizes, que interpretarão trechos do livro, além de bate-papo com a escritora Ana Zuffo e o jornalista Marcus Vinicius Batista, colaborador do Boqnews. Para mais informações, acesse a página do facebook