A história do Porto de Santos, as cargas e terminais, os impactos positivos e negativos, as oportunidades de trabalho e o papel da Autoridade Portuária estão entre os temas do projeto Educação Portuária, que será desenvolvido com alunos e educadores da rede municipal de ensino de Santos.
Conhecimento além da sala de aula
Dessa maneira, o objetivo é oferecer informações qualificadas sobre a relação Porto-Cidade.
“Apesar de o Porto de Santos ser a grande mola propulsora do desenvolvimento da região, muitos moradores ainda desconhecem aspectos como quais cargas são movimentadas, onde estão os terminais e quantos navios chegam”, explica o jornalista Marco Santana, diretor da Marco Zero Conteúdo, realizadora do projeto.
Segundo ele, também serão tratados os impactos negativos, que precisam ser enfrentados, e os positivos, gerados pelo porto.
Atividades nas escolas
Nesta etapa do Projeto Cidadão, que começa em 1º de setembro, as ações serão desenvolvidas com mil alunos de dez escolas de Ensino Fundamental localizadas na Zona Noroeste, Morros e Centro.
Portanto, de forma divertida e dinâmica, os conteúdos serão apresentados pela contadora de histórias Camila Genaro. Os estudantes receberão uma cartilha ilustrada, enquanto os educadores terão acesso a uma apostila exclusiva. O material gráfico foi criado pelo designer Christian Jauch.
Porto em realidade virtual
Além das histórias, alunos e professores poderão participar de uma visita virtual ao Porto de Santos, utilizando óculos 3D.
O conteúdo, produzido pela Release Eletrônico, permitirá conhecer os terminais, acompanhar a movimentação de cargas e até navegar pelo canal do estuário como se estivessem a bordo de um navio, na cabine do capitão.
Concurso cultural
Desse modo, ao final do projeto, haverá um concurso em duas categorias: texto e imagem. Os autores dos melhores trabalhos receberão como prêmio um tablet.
Realização e apoio
Além disso, o projeto Educação Portuária é uma realização da Marco Zero Conteúdo. Portanto, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, empresa vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal. Conta ainda com apoio da Prefeitura de Santos, Extecil Santos e Self Logística.