Rua da Paz e seu significado | Boqnews

Vias de Santos

05 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Rua da Paz e seu significado

Nome atribuído à rua do bairro do Boqueirão é uma homenagem ao fim da 1ª guerra mundial.

Por: Ronaldo Taralo Jr.
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o início de mais um ano, as pessoas renovam planos após fazerem uma retrospectiva de tudo que aconteceu.

No entanto, outros preparam suas superstições e seus votos para o novo ano que se inicia.

Assim, um dos votos ou desejos mais comum dessa época é Paz e essa é a motivação dos nomes de uma das ruas que levam os Santista até a praia no Réveillon.

A RUA

Com cerca de 350m, localizada no Boqueirão, perpendicular a Av. Vicente de Carvalho, a Rua da Paz tem na sua criação um motivo que em nada tem a ver com a virada de ano.

Mas, sim, com uma das datas mais importantes da história recente mundial, o fim da 1ª Grande Guerra.

Em 1919, F. F. Silva Pinto doou os terrenos ao município, sob a condição de que a via a ser aberta deveria levar o atual nome devido aos tempos de Paz que começaram a reinar no mundo.

Assim, tal fato só tornou-se realidade pela Câmara Santista apenas em 1921, após quase ter levado o nome de Dr. Moacir Troncoso, que morreu em um acidente de avião.

ARMISTÍCIO

Dessa forma, no décimo primeiro dia, do undécimo mês, às onze horas da manhã, de 1918, foi assinado pela Alemanha em Compiègne, na França.

Portanto, o cessar fogo que simbolizou o fim da Guerra iniciada em 1914 e impôs severas condições ao país europeu, grande derrotado do conflito.

FESTA SANTISTA

Por iniciativa de figurões do comércio Santista, houve grande festa cívica na cidade a partir das 17h, em homenagem aos países aliados.

Assim, com banda Musical do Corpo de Bombeiros os manifestantes deixaram a Rua 15 de Novembro e visitaram os consulados da Bélgica, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos e Portugal.

No entanto, como o consulado da França ficava fora da rota, na Av. Conselheiro Nébias, não recebeu a visita festiva.

Isso não impediu que a a nação fosse homenageada pelos manifestantes. Houve também comemorações no Consulado Português e na Bolsa Oficial de Café.

BAIXADA SANTISTA

Apenas as cidades de Cubatão, Mongaguá e Itanhaém não homenageiam a Paz em suas vias, no entanto, esta última tem a versão espanhola com a Rua La Paz, que é uma homenagem a cidade boliviana.

A coluna agradece a todos os leitores que nos acompanharam ao longo do último ano, desejando um próspero 2026, com muita Paz, com o compromisso de nos reencontrarmos aqui com novas histórias sobre as Vias de Santos!

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.