Santos, 480 anos: Santos FC, o futebol que levou o nome da cidade para o mundo | Boqnews
Foto: Felipy Brandão

Aniversário

23 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Santos, 480 anos: Santos FC, o futebol que levou o nome da cidade para o mundo

Com diversos títulos e ídolos históricos como Pelé, o Peixe tornou-se um símbolo da identidade santista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No aniversário da cidade de Santos, celebrar sua história é também relembrar instituições que ajudaram a projetar o nome do município para o mundo todo. Entre elas, o Santos Futebol Clube ocupa um lugar especial.

História

O Santos FC foi fundado por três esportistas do município, Mário Ferraz de Campos, Francisco Raymundo Marques e Argemiro de Souza Júnior. Os três convidaram a todos os interessados para participar de uma reunião para inaugurar o novo clube, que foi constituído para ser destinado a prática do futebol, que no começo do século passado estava iniciando no Brasil.

Sendo assim, a reunião aconteceu no dia 14 de abril de 1912, na sede do Clube Concórdia, na antiga rua do Rosário, 18 (atual rua João Pessoa, 8/10). São considerados como sócios-fundadores todos os 39 participantes dessa reunião.

Portanto, neste dia, o nome da entidade foi sugerido por Edmundo Jorge de Araújo: Santos Foot-Ball Club. Já as cores dos uniformes que seria presidida no primeiro ano de existência por Sizino Patusca, eram o azul e o branco, com fios dourados entre elas.

Contudo, no dia 31 de março de 1913, as cores do Santos, por sugestão de Paulo Peluccio, passaram a ser calção branco e camisa listrada de branco e preto. O Conselho Deliberativo do Clube teve início no dia 28 de janeiro de 1932 e o primeiro presidente foi Flamínio Levy.

Além disso, um nome que ficou marcado na história do clube é o de Urbano Vilella Caldeira Filho, que foi atleta, técnico, dirigente e hoje é um dos patronos do Santos FC. Em sua homenagem o nome do estádio que foi erguido, no ano de 1916, leva seu nome como reconhecimento de seu amor ao Alvinegro Praiano.

Pelé

Aliás, falar de Santos é falar também de Pelé, Edson Arantes do Nascimento, o eterno “Rei do Futebol”.

Em 21 anos de carreira, 18 foram dedicados ao Santos FC. Aliás, com a camisa do Peixe, o craque marcou 1.091 gols, conquistou duas Libertadores, dois Mundiais, seis Campeonatos Brasileiros e 10 paulistas. O craque venceu três Copas do Mundo com a Seleção Brasileira, tornando-se o único tricampeão mundial da história.

Desse modo, vale mencionar que ele também foi eleito Atleta do Século pela revista L’Équipe e Melhor Jogador do Século pela FIFA.

Atualmente, outro craque e menino da Vila, Neymar Jr voltou ao time da Vila Belmiro em 2025 e segue fazendo história com o Santos. Além dos títulos conquistados pelo atleta, vale mencionar que Neymar atingiu a marca de 150 gols pelo Santos.

Títulos

Dessa forma, o Peixe conquistou 22 campeonatos paulistas, oito brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, três Libertadores da América e dois Mundiais de Clube.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.