A força criativa e a diversidade dos talentos santistas ganham destaque no Catálogo da Loja Feito em Santos, que passa a ser distribuído gratuitamente a partir desta sexta-feira (30) em pontos turísticos, bares e restaurantes da Cidade.
Sendo assim, a publicação reúne 54 marcas de expositores e artistas de Santos, que marcam a história dos espaços e da loja colaborativa da Casa do Artesão. As produções autorais apresentadas refletem a identidade cultural do Município e ampliam o conceito tradicional de criatividade.
Ao longo das páginas, o leitor conhece um pouco de cada expositor, com imagens das obras, mini biografias e indicação das redes sociais. Dessa forma, aproximando o público dos criadores e de seus trabalhos.
O catálogo também resgata a trajetória do programa Feito em Santos. Portanto, desde sua criação até a consolidação da loja colaborativa, que funciona como uma vitrine para produtos autorais de diferentes categorias, organizados em coleções rotativas.
Dessa maneira, em breve, o catálogo ganhará versão digital e terá adaptação aos padrões de acessibilidade. Portanto, ampliando o alcance e o acesso às produções e aos criadores santistas.
Aliás, responsável pela diagramação, o jornalista Diego Brígido explica que o desenvolvimento do guia levou cerca de cinco meses. “O principal desafio foi apresentar mais de 50 marcas de forma equilibrada, garantindo visibilidade igual para todos. Todo o processo foi pensado para representar cada empreendedor com fidelidade e cuidado”.
Cerimônia
Portanto, o catálogo teve apresentação oficialmente na quinta-feira (29), durante evento realizado na Casa do Artesão (Centro Histórico) com música ao vivo e exposição de diversos produtos que integram a publicação.
“É uma ideia construída ao longo de muitos anos, desde 2013, com escuta constante de artesãos e empreendedores da Cidade. A criação do catálogo do Feito em Santos nasce desse processo. E tem como objetivo fazer com que a economia criativa gere renda de verdade para os produtores locais”, afirmou a secretária de Comunicação e Economia Criativa, Selley Storino.
Já o diretor do Departamento de Inovação e Economia Criativa, André Falchi, ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o alcance da loja colaborativa. “O catálogo será distribuído em restaurantes e hotéis, por meio de parcerias com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, a Via Tolentino Filgueiras, no Gonzaga, e a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo. A ideia é alcançar toda a Cidade, impulsionando o empreendedorismo criativo e também o turismo”.
Feito em Santos
Criado em 7 de maio de 2020, em pleno período da pandemia, o Feito em Santos surgiu como uma resposta da Prefeitura de Santos para apoiar artesãos, artistas e produtores locais em um dos momentos mais desafiadores da história recente. Atualmente, o programa é uma ampla rede de iniciativas que inclui feiras presenciais, oficinas, capacitação, aceleração de negócios e outras ações de fomento ao setor.
Desse modo, um dos marcos dessa trajetória é a ressignificação da Casa do Trem Bélico, no Centro Histórico, que hoje abriga a Casa do Artesão (Rua Tiro Onze, 11).
Portanto, o espaço promove oficinas, cursos e a Loja Colaborativa Feito em Santos. Dessa forma, que funciona como uma feira rotativa de coleções autorais e fica aberto de quinta-feira a sábado, das 11h às 16h. Mais informações pelo Instagram oficial.
Além disso, a ação é uma realização da Prefeitura, por meio do Departamento de Inovação e Economia Criativa (Diec), vinculado à Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.