A Meca Santista completa 20 anos de criação em 2025. Para marcar a data, a Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES), realiza, de segunda-feira (20) a 26 de outubro, a Semana da Meca Santista. O evento reunirá 24 restaurantes para oferecer versões especiais do prato.
A Semana da Meca Santista promete movimentar o turismo, o comércio e a cena gastronômica, reafirmando Santos como um dos principais pólos de cultura e sabor do litoral paulista. Moradores e visitantes poderão saborear diferentes versões e interpretações, desde a alta gastronomia até o preparos mais tradicionais, mostrando toda a criatividade e talento dos chefs locais.
Como parte da programação, o chef Júnior Monteiro Leite comandou uma aula-show para ensinar o preparo da Meca Santista, no Restaurante-Escola Bistrô de Santos (Valongo), nesta quinta-feira (16). Ele atua na cozinha do restaurante desde 2006 responsável pela criação de cardápios, supervisão e treinamento de equipe, além de ser professor dos cursos do SINHORES.
“A Meca Santista é uma lembrança viva do nosso litoral. Ela tem o gosto do mar, o carinho da cozinha de casa e o orgulho de quem nasceu ou escolheu viver aqui. É um patrimônio da nossa cozinha”, disse o chef.
Sobre o prato
Criativo, acolhedor e cheio de sabor — assim é a Meca Santista, o prato oficial de Santo. O astro da receita é o filé de meca grelhado, servido com risoto de palmito pupunha, farofa de banana-da-terra e camarões salteados.
Criada pelo chef Rodrigo Anunciato durante um workshop gastronômico em 2005, a receita logo conquistou os cardápios e o coração dos santistas. Com o passar dos anos, tornou-se símbolo da hospitalidade local e presença obrigatória em vários restaurantes da Cidade.
O que começou como uma ideia entre chefs e cozinheiros, cresceu e se transformou em identidade. Em 2018, a partir de uma votação entre turistas e moradores, a combinação conquistou o paladar santista por unir ingredientes regionais em uma proposta ousada, equilibrada e cheia de sabor e o prato foi reconhecido oficialmente como Patrimônio Gastronômico de Santos, consolidando seu papel como embaixador da culinária local.
Confira os restaurantes participantes
1- Vixe Pompéia
2- Centro Espanhol
3- Sítio 17
4- Augustinho Burger
5- Porto das Naus
6- Anzol
7- Rest São Paulo
8- Café Paulistania
9- Armazém 29
10- Casato
11- Dona Angola
12- Tasca do Porto
13- Restaurante Canal 4
14- Salada Paulistana
15- Babbo Américo
16- Marruá Churrascaria
17- Pipa Pizza
18- Ibéricos
19- J Garcia
20- Cola na Base
21- Van Gogh
22- Mar Del Plata
23- Comfort Hotel Santos
24- Estiva (Ana Costa)
Confira a receita
A receita é do chefe Júnior Monteiro Leite, do Restaurante -Escola Estação Bistrô.
Tempere as postas de meca com sal, suco de limão, azeite e pimenta. Em seguida, grelhe as postas até ficarem bem cozidas, douradas por fora, preservando suculência e reserve. Grelhe os camarões separadamente, para usar como “cobertura” ou enfeite sobre o peixe.
Para a farofa de banana: refogue bacon, calabresa, cebola, alho com manteiga; junte farinha de mandioca e pedaços de banana-da-terra, temperando com sal e pimenta. Para o risoto de pupunha: usar arroz arbóreo ou outro de grão “italiano”, cozinhar como risoto tradicional (fundo de legumes ou caldo, manteiga, queijo), acrescentando cubinhos ou fatias de pupunha e cenoura ralada.
Na apresentação final sirva o peixe grelhado, com os camarões sobre ele; ao lado vai o risoto de pupunha cremoso e a farofa de banana crocante.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.