Santos quer se encaixar no conceito de Cidades Criativas. Não sabe o que é? Para simplificar, são municípios ou espaços urbanos que preconizam a integração entre atividades artísticas, culturais, sociais com o governo e a indústria.
Para o inglês Charles Landry, criador do conceito, a cidade criativa é um lugar de inspiração. Segundo o pensador, o principal princípio é que a criatividade não está no pensamento isolado, mas sim coletivamente.
Santos vai colocar a teoria em prática na forma de cultura e arte. Para conseguir o selo junto à Unesco, o município desenvolveu uma programação diversificada, denominada Setembro Criativo. Durante todo o mês, a cidade contará com atividades que envolvem áreas da economia criativa e inclusão cultural como fatores de desenvolvimento urbano sustentável.
Ao todo, sete núcleos criativos (música, cinema, gastronomia, tecnologia, artesanato, design e literatura) serão estimulados com programação para todos os públicos. O mês – que já era marcado pelos vários eventos culturais que aconteciam quase que simultaneamente, como o Curta Santos, Tarrafa Literária e o Festa – ganha um calendário quase que diário repleto de grandes eventos, palestras, exposições, atividades em espaços abertos e fechados…
O Setembro Criativo envolve o Poder Público em parcerias com universidades e instituições. Confira a programação completa no site oficial do Setembro Criativo. Confira vídeo da prefeitura sobre a programação especial:

