Sinal Analógico desligado no Brasil: o que fazer? | Boqnews
Foto: Divulgação

Fim da TV analógica

04 DE OUTUBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Sinal Analógico desligado no Brasil: o que fazer?

A TV digital possui a vantagem do usuário usar o controle remoto para acessar diferentes funções e informações da programação, em aplicativos específicos.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Rio de Janeiro será a próxima região a interromper o sinal analógico. A Baixada Santista e outras regiões do Estado de São Paulo terão o sinal alterado a partir de 29 de novembro. Foto: Divulgação

 

O sinal analógico será desligado aos poucos em todo o Brasil, de acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em junho de 2014.

Disponível no país desde 2006, o sinal digital foi implantado a passos lentos.

O sinal já é oferecido para assinantes de TVs pagas, que disponibilizam a transmissão em alta definição por meio de um decodificador.

No total, já são 10 anos de transição do sinal analógico para o digital, e as emissoras de TV aberta foram autorizadas a transmitir os dois sinais, digital e analógico, simultaneamente.

Rio Verde, cidade no interior de Goiás, foi a primeira cidade a ter seu sinal analógico desligado.

Depois foi a vez de Brasília e cidades do entorno. Até 2018, o objetivo é que 1.326 municípios e cerca de 128 milhões de espectadores, o que equivale a 62% da população brasileira, já tenham migrado para o sinal digital, que promete mais do que qualidade de imagem e som, mas principalmente a expansão do serviço de telefonia 4G no país.

 

Acompanhe as principais mudanças:

 

Som e imagem

 

A qualidade do som e imagem foi o principal benefício divulgado pelo Ministério das Comunicações, assim que o programa da TV digital foi lançado.

A tecnologia dá fim às interferências e aos chiados, já que com o digital a qualidade de som e imagem é a mesma em qualquer lugar.

A tecnologia digital ainda promete, no futuro, uma definição ainda maior que a HD.

“O próximo passo são as televisões de 4K. A qualidade é tão grande que oferece uma experiência de se sentir dentro da cena”, diz Antonio Martelletto, diretor da Seja Digital, vertente operacional criada com investimento do setor privado para administrar o desligamento do sinal analógico no Brasil.

 

Internet 4G

 

Com o sinal das TVs sendo transmitido em meio digital, a promessa é que a internet 4G, usada em dispositivos móveis, fique mais rápida e com mais qualidade.

“Com o tempo, o 4G poderá a oferecer novos serviços e experiências”, diz Martelletto.

Segundo o diretor da Seja Digital, as operadoras de telefonia passarão a complementar redes 4G nas regiões do país assim que o sinal analógico for desligado, proporcionando velocidade de dados e muito mais eficiência.

A mudança na navegação da internet deve ser sentida 9 meses depois.

 

Mais Interatividade

 

A TV digital possui a vantagem do usuário poder usar o controle remoto para acessar diferentes funções e informações da programação, em aplicativos específicos, assim como acontece nas TVs por assinatura.

Previsão do tempo e trânsito também poderão ser acessados pelo controle remoto das TVs digitais.

“Tudo depende do mercado de aplicativos e do usuário ter acesso a um serviço de internet”, afirma Martelletto.

 

O que fazer para receber o sinal digital

 

Quem adquiriu aparelhos de TV a partir de 2012 já tem a tecnologia digital no eletrônico.

Mas quem possui TV analógica precisa de um conversor e uma antena digital para continuar a assistir seus programas favoritos na TV aberta.

A Empresa Administradora da Digitalização oferece kits gratuitos, com antena e conversor, aos beneficiários inscritos no Cadastro Único, que participam de programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica.

Serão disponibilizados R$ 3,6 bilhões de kits para promover a adoção de conversores e a adaptação à tecnologia da TV Digital.

Quase a totalidade desse valor foi custeado por empresas de telecomunicações que têm interesse em disponibilizar o sinal 4G no Brasil.

 

Cronograma de desligamento da TV analógica

 

O cronograma de desligamento de cada município foi definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Acompanhe as próximas cidades que terão o sinal analógico desligado:

 

  • Região do Rio de Janeiro: 25 de outubro
  • Região de Vitória: 25 de outubro
  • Região de Campinas: 29 de novembro
  • Região de Ribeirão Preto: 29 de novembro
  • Região de Franca: 29 de novembro
  • Região de Santos: 29 de novembro
  • Região do Vale do Paraíba: 29 de novembro
  • Região de Curitiba: 31 de janeiro de 2018
  • Região de Porto Alegre: 31 de janeiro de 2018
  • Região de Florianópolis: 31 de janeiro de 2018

 

Fim do sinal analógico é oportunidade para fazer upgrade na programação

 

O período de mudança para o sinal digital pode ser um bom momento para incrementar a sua experiência com a TV.

Além de os pacotes de TV por assinatura estarem cada vez mais acessíveis, empresas como a NET estão oferecendo promoções para incentivar os consumidores a migrarem para a TV paga.

Nos Combos NET, na adesão promocional, há possibilidade de assinar um plano com mais de 180 canais HD pagando R$ 89,90 por 11 meses.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.