Em seu 20º ano de existência, o Instituto Querô está com inscrições abertas para a turma 2026 das Oficinas Querô.
Podem se inscrever jovens de 16 a 20 anos, estudantes ou formados em escolas públicas de Santos, São Vicente, Praia Grande ou Cubatão, sendo de baixa renda familiar.
As inscrições seguem até 9 de março pelo link institutoquero.org/inscrevase.
Ao todo, 40 jovens serão selecionados para a nova turma das Oficinas Querô 1º Ano.
Com duração de 8 meses, o curso é gratuito e os jovens selecionados também recebem bolsa-incentivo, transporte, camiseta, acolhimento psicossocial junto às suas famílias.
Além da possibilidade de participar de eventos e passeios culturais.
As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 15h às 18h, de abril a dezembro, em Santos, no formato presencial.
Mais informações sobre o curso disponíveis no formulário de inscrição.
Para dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp do Querô (13) 3233-7084 ou pelo Instagram – @institutoquero.
As atividades têm o patrocínio master da CMOC e Brasil Terminal Portuário, patrocínio do banco BV, Petrocoque, Bandeirantes Deicmar e TK Elevadores.

Atividades do Instituto Querô são gratuitas e inscrições prosseguem. Foto: Divulgação/Instituto Querô
Sobre as Oficinas Querô
Com atividades multidisciplinares focadas na democratização e no acesso à cultura, as Oficinas Querô utilizam o audiovisual como forma de socialização de jovens.
Dessa forma, buscam fortalecer suas identidades, dar voz às suas histórias, adquirir conhecimentos e despertar habilidades para a transformação pessoal e profissional.
Com duração de 8 meses, os 40 selecionados aprendem as principais etapas de uma produção audiovisual, produzindo no mínimo, 3 curtas-metragens.
Aliás, os jovens que mais se destacam no primeiro ano de curso têm a possibilidade de, no ano seguinte, ingressarem nas Oficinas Querô 2º Ano, para aprimorarem as habilidades artísticas e técnicas adquiridas.
Portanto, isso conta com atividades voltadas às primeiras experiências profissionais e a produção de mais 1 curta-metragem.
Assim, todos os filmes são roteirizados, produzidos e gravados pelos próprios jovens, sob orientação da equipe Querô e de aulas com profissionais do cinema nacional convidados.
Após lançados, os filmes são inscritos nos principais festivais de cinema do país e posteriormente disponibilizados publicamente na Querô Play – institutoquero.org/queroplay – democratizando o acesso ao cinema.
Sobre o Querô
Com 20 anos de história, o Querô é uma instituição sem fins lucrativos de Santos, no litoral paulista, que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio do audiovisual.
Portanto, visa colaborar com a redução da desigualdade social.
Até aqui, mais de 600 jovens já se capacitaram nas Oficinas Querô e mais de 500 obras audiovisuais ocorreram na Instituição, conquistando 133 prêmios nacionais e internacionais.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.